Previsão do tempo: Chuvas predominam em boa parte do Brasil neste sábado

Publicado em 17/06/2011 10:29 e atualizado em 17/06/2011 12:31
Frio aumenta na região Sudeste, mas não há previsão de geadas nas áreas produtoras de café.
SÁBADO, DIA 18

Sul

No sábado, dia 18, ainda há previsão de chuvas na região Sul. As precipitações atingem o oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o leste, oeste e sudoeste do Paraná. Ainda há risco de chuvas fortes no oeste do RS e no litoral, entre SC e PR, porém estas chuvas serão mais isoladas e acumularão menos que nos dias anteriores. Por outro lado, no sul do Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar seco, com sol entre nuvens. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima volta a subir no sudoeste do PR, em SC e em parte do RS. Apenas a Metade Sul do RS permanecerá com temperaturas mais baixas. No noroeste do PR, a máxima novamente pode alcançar 28°C.

Sudeste

No sábado, dia 18, o tempo muda no extremo sul de São Paulo. Uma frente fria causa aumento da quantidade de nuvens e chuve fraca ainda pela manhã no litoral sul, vale do Ribeira e serra de Paranapiacaba. Além disso, chove de forma fraca e isolada na costa do Espírito Santo. De resto, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada aumenta sobre o sul de Minas Gerais, com mínima entre 3°C e 5°C. Não há previsão de geadas nas áreas produtoras de café. Já à tarde, a temperatura máxima sobe e já alcança 30°C no norte de Minas Gerais e 28°C no oeste e norte de SP, norte do Rio de Janeiro e no ES.

Centro-Oeste

No sábado, dia 18, prosseguem as chuvas sobre o extremo sul de Mato Grosso do Sul. O acumulado será baixo, não chegando aos 10mm. Já na maior parte da região, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã em Goiás e no Distrito Federal, mas à tarde o calor predomina em toda a região Centro-Oeste.

Nordeste

No sábado, dia 18, as chuvas atingem boa parte do Maranhão, depois de mais de 30 dias de estiagem no sul do Estado. Apesar do retorno das chuvas, as precipitações virão com baixo acumulado. Também chove sobre o norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, centro e leste da Paraíba, leste de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e litoral da Bahia. Na costa leste do RN, há previsão de intensos temporais. Em Natal, o acumulado pode passar dos 60mm. Por outro lado, no interior da BA, sul do PI e no oeste da PB e de PE, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio da madrugada diminui em boa parte da BA. Apenas na Chapada Diamantina e no sudoeste do Estado, ainda há previsão de mínimas inferiores aos 14°C. À tarde, o calor predomina em boa parte do Nordeste, com exceção do centro e sul da BA.

Norte

No sábado, dia 18, áreas de instabilidade causam chuva sobre o Acre, centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, centro e norte do Pará, Amapá e norte do Tocantins. As chuvas perdem intensidade e já não há previsão de temporais em nenhuma localidade. A temperatura mínima volta a subir em TO e a madrugada do sábado será abafada em toda a região Norte. A temperatura máxima também será elevada em toda a região, passando dos 35°C entre Rondônia e o sul do Amazonas.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No domingo, dia 19, a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade causam chuva sobre o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sobre o leste e sudoeste do Paraná. Há risco de temporais sobre o centro, oeste e norte do RS, com acumulado de até 50mm em algumas localidades. Entre os dias 20 e 24 de junho, o padrão de bloqueio atmosférico prossegue com previsão de chuvas generalizada sobre a região Sul. O acumulado alcança 70mm no sul e nordeste do RS e no meio oeste de SC e os 50mm no sul do PR.

Sudeste

No domingo, dia 19, o tempo seco retorna ao sul de São Paulo e o sol volta a predominar em todo o Sudeste. Entre 20 e 24 de junho, uma nova frente fria avança pelo Sudeste e causa chuvas com baixo acumulado sobre o sul e leste de SP, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e zona da mata e sul de Minas Gerais. O acumulado não passa dos 15mm nas áreas mais atingidas pelas chuvas.

Centro-Oeste

A partir do domingo, dia 19, retorna o tempo seco para todo o Centro-Oeste. Entre os dias 20 e 24 de junho, uma nova frente fria chega ao Centro-Oeste e causa chuva com baixo acumulado no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. Segundo as simulações, o acumulado não passa dos 15mm. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o tempo permanecerá seco e ensolarado.

Nordeste

Entre 20 e 24 de junho, as chuvas fortes passam a atingir uma faixa bem mais extensa, entre o litoral de Pernambuco e do Maranhão.

Norte

Entre os dias 20 e 24 de junho, as precipitações atingem o centro e oeste do Acre, centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, Amapá, norte do Tocantins e centro e norte do Pará. Apesar das chuvas abrangentes, não há previsão de grandes acumulados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário