Boletim agrícola: Semana começou sob domínio de uma forte massa de ar polar

Publicado em 28/06/2011 14:46

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DO TEMPO NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 07 DIAS:

CHUVA: As chuvas ficaram concentradas nos extremos do Brasil.
* A última semana foi marcada por muita chuva em grande parte do Sul do Brasil. As frentes frias ficaram bloqueadas nesta Região e favoreceram a formação de muitas áreas de instabilidade. No período entre os dias 19 e 25 de junho, os maiores volumes de chuva foram observados sobre o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná, como pode ser observado na Figura 1.

* De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, somente no período entre às 09 horas do dia 21 e às 09 horas do dia 22 de junho, foram acumulados 136 mm em Clevelândia (sul do Paraná), 131 mm em Xanxerê e 110 mm em São Miguel do Oeste (as duas cidades são localizadas no oeste de Santa Catarina).

* No período entre 19 e 25 de junho, as pancadas de chuva também foram frequentes entre Alagoas e o norte do Maranhão e sobre o Amapá, o norte do Pará, o Estado de Roraima e o norte do Amazonas (Figura 1).

* As áreas produtoras do Centro-Oeste, do Sudeste, do Oeste da Bahia, do Tocantins e do centro-sul do Maranhão e do Piauí tiveram uma semana marcada por tempo seco e temperaturas elevadas.

Figura 1 – Chuva acumulada no período entre 19 e 25 de junho de 2011.

 TEMPERATURA: Intensa massa de ar polar derrubou a temperatura no início desta semana.

* Entre o domingo e a segunda-feira (26 e 27 de junho), uma intensa massa de ar polar avançou sobre o país e derrubou a temperatura de forma acentuada. A friagem chegou ao sul da Região Norte. Em Vilhena (sul de Rondônia), a temperatura caiu para 9 graus na manhã de segunda-feira (27).

* Entre a tarde de domingo (26) e a manhã de segunda-feira (27), houve registro da primeira queda de neve de 2011 em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

* O frio intenso trazido pela massa de ar polar provocou a formação de geada na segunda-feira (27) em várias áreas do Sul do Brasil, até mesmo em áreas produtoras de milho safrinha no norte do Paraná. Abaixo seguem os registros feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia:

 PREVISÃO DO TEMPO PARA O BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS:

TEMPERATURA: Risco de geada ainda é alto para terça-feira (28) no centro-sul do Brasil.

* Na terça-feira (28 de junho), a forte massa de ar polar cobre o centro-sul do Brasil e ainda provoca frio intenso. Há condições para a formação de geada em praticamente toda a Região Sul (com exceção das áreas litorâneas) e também em localidades do sul e do oeste de São Paulo e do sul de Mato Grosso do Sul. Principalmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, a geada deve ter forte intensidade.

* O impacto da geada deve ser prejudicial, principalmente, nas hortaliças folhosas e nas pastagens.

* A partir de quarta-feira (29), as temperaturas sobem e até, o final da semana, a geada ocorre apenas em poucas áreas do Rio Grande do Sul.

Figura 2 – Temperatura mínima média para o período entre 27 de junho e 01 de julho.

CHUVA: Semana será marcada por chuva em áreas produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul e oeste de São Paulo.

* Áreas de instabilidade se organizam como uma nova frente fria e, a partir de quarta-feira (29), provocam chuva sobre algumas áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país.

* Até o dia 01 de julho, os maiores volumes devem se concentrar sobre o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Os acumulados nestas áreas podem passar de 100 mm, como mostra a Figura 3.

* Nas áreas produtoras de Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais, do Tocantins e da maior parte do interior do Nordeste, não há previsão de chuva significativa até o início de julho.

Figura 3 - Previsão de chuva para o período entre 27 de junho e 01 de julho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário