Frio se estende por toda a região Sul no início da semana

Publicado em 22/08/2011 13:24
A semana começa com frio intenso nos três Estados da região Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros nesta segunda, dia 22, oscilam entre - 3°C e 21ºC. As mínimas registradas pelas estações meteorológicas do Inmet, ocorreram em Urubici (SC), de -2°C, e em São José dos Ausentes (RS), de -1°C.

Segundo a meteorologista Sheila Paz, do serviço de meteorologia do Estado do Paraná (Simepar), devido à atuação de uma massa de ar frio, as temperaturas estão inferiores a 10ºC na maioria das regiões paranaenses.

– A sensação de frio fica mais acentuada por conta do tempo nublado, úmido e chuvoso – afirma.

Em Curitiba (PR) e região metropolitana, a temperatura no início da manhã desta segunda, variou entre 5ºC e 6°C, mas o vento causou uma percepção de frio mais intenso.

– Na capital, por exemplo, a sensação térmica foi 1,9°C – explica a meteorologista.

As chuvas são fracas e contínuas no Paraná ao longo da segunda. Na região de fronteira, em Foz do Iguaçu, choveu muito no final de semana. O técnico Cláudio Luiz, da área operacional das Cataratas do Iguaçu, disse que de sexta, 19, para sábado, 20, a quantidade de água do Rio Iguaçu e seus afluentes fez com que a vazão do ponto turístico chegasse a 15 mil metros cúbicos por segundo, quando o normal é, no máximo, 1,5 mil metros cúbicos.

– Hoje a vazão está em 7,5 mil metros cúbicos por segundo – informa o técnico.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a chuva que atinge a área norte do Estado desde a madrugada desta segunda vai se estender para as demais regiões no decorrer do dia, permanecendo na faixa leste até essa terça, dia 23.

Entre a grande Florianópolis, Vale do Itajaí, planalto norte e litoral norte de santa Catarina, a chuva deve ser mais persistente com acumulados entre 40 e 80 milímetros (mm). O Ciram alerta que no litoral norte há risco de alagamentos. O mar permanece agitado em Santa Catarina, com picos de onda de 3 metros (m) a 4 m até essa quinta, dia 25. Há risco de ressaca entre Florianópolis e o litoral norte, durante essa terça, 23. As condições são desfavoráveis às atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário