Aviso alerta para baixa umidade do ar

Publicado em 29/08/2011 09:39
Índices devem variar entre 20% e 30% no centro do país. Nas demais regiões, continua chovendo durante o fim de semana.
O Aviso Especial n° 297 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de baixa umidade relativa do ar (entre 20% e 30%), neste sábado, 27 e domingo, 28 de agosto. O alerta vale para o sul do Pará, Tocantins, Rondônia exceto no norte; sul do Maranhão, centrossul do Piauí, centro e oeste da Bahia; norte e leste de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, centro e norte do Mato Grosso do Sul; oeste e norte de São Paulo, centro, norte e oeste de Minas Gerais. O aviso também informa que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, em áreas isoladas no oeste, sul e centro do Rio Grande do Sul.

No fim de semana, a meteorologia prevê temperaturas mínimas de 6°C. na região Sul amanhã (27). O tempo fica instável e pode chover no leste do Paraná, oeste e leste de Santa Catarina. No Sudeste, o tempo permanece nublado com chuvas isoladas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e leste de São Paulo.

No Nordeste, a previsão é de céu encoberto com chuvas isoladas no norte e litoral do Piauí, centro/leste do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, da Bahia, em Alagoas e Sergipe. No Norte, pancadas de chuvas são previstas no centro/oeste e norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e norte de Rondônia.

Há possibilidade de chuvas também em áreas isoladas no extremo norte do Mato Grosso. O tempo fica firme apenas na região Centro-Oeste com previsão de névoa seca. Os termômetros podem marcar temperaturas máximas de 40°C.

Domingo

A previsão do Inmet para domingo (28) é de baixas temperaturas devido à passagem de uma frente fria pelo Sul, o que ocasionará pancadas de chuva e trovoadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Há possibilidade de chuva isolada no Paraná. Previsão de pancadas de chuva também no norte do Amazonas e do Pará e em Roraima. No Nordeste, previsão de um dia com muitas nuvens e chuva desde o litoral do Maranhão até o litoral norte da Bahia.

Nas demais áreas do Brasil, tempo firme ou sol entre nuvens. Previsão de baixos índices de umidade relativa do ar na parte central do país, principalmente nos estados de Tocantins, Goiás e no Mato Grosso.

Segunda-feira

Na segunda-feira (29), devido ao lento deslocamento da frente fria, ainda há previsão de pancadas de chuva acompanhas de descargas elétricas no Sul do Brasil. No norte do Rio Grande do Sul, as chuvas poderão ser fortes e acompanhas de rajadas de vento. Áreas de instabilidade continuarão atuando na região Norte, ocasionando pancadas de chuva no Amazonas, Roraima, oeste do Pará e no norte de Rondônia. No Nordeste, previsão de chuva isolada desde o litoral do Ceará até a Bahia.

A atuação de uma massa de ar quente e seca na região central do país inibirá a formação de nuvens e favorecerá a ocorrência de baixa umidade relativa do ar. Os índices ficarão em torno de 20% em Tocantins, Goiás, Distrito Federal e no Mato Grosso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário