Sementes de Feijão: Investimento que gera lucro

Publicado em 29/06/2017 15:59
Uso de sementes melhora o vigor e a produtividade no cultivo

Entre os fatores que influenciam no cultivo de Feijão está o potencial ​e a qualidade ​da semente, que tem influência direta sobre o desenvolvimento das plantas e na população final do campo de produção. Entretanto, a realidade ​é que o ​p​rodutor ​brasileiro ​desconhece ​a importância para seu ganho e não tem ​utilizado ​devidamente ​as sementes​. Muitos produtores optam por usar o grão, o que afeta diretamente o crescimento e a produtividade e o seu lucro​.

“O mercado de sementes atual varia entre 15 a 20% no máximo. Ou seja, muitos produtores ainda não acreditam nas sementes achando que os grãos muitas vezes podem substituí-las, ou que estão melhores que as próprias sementes,” informou o sementeiro Elias Hill.

Esse tema vem sendo estudado pelo Instituto Brasileiro do Feijão ​e  Pulses (Ibrafe) há algum tempo e ganha força neste Fórum do Feijão de 2017 com um espaço criado especialmente para a discussão desse tema. O objetivo do Instituto é criar um canal direto entre os sementeiros, técnicos e produtores, para que eles possam chegar a um denominador comum sobre o atual mercado de sementes e apresentar as vantagens e desvantagens de uso por diferentes pontos de vista.  

O Ibrafe pleiteia ainda, junto ao Ministério da Agricultura, por meio da Câmara Setorial, um incentivo à produção de sementes de qualidade para que o custo não se torne oneroso demais para o produtor.

“​A competitividade do setor depende de que o produtor tenha custos mais baixos.​ Para isso, tudo começa na boa semente. Queremos separar os maus produtores de sementes dos bons produtores. Sabemos que existem empresas comprometidas com a qualidade e com a evolução do setor. Estamos trabalhando com os melhores sementeiros para produzir um protocolo com certificação para que os produtores possam identificar quem produz dentro de rígidos padrões de qualidade. Em resumo, usar semente de boa qualidade é lucro certo para todo setor começando pelo produtor”, destacou o presidente do conselho do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders.

PRODUTIVIDADE

O uso de sementes de boa qualidade está diretamente relacionado ao potencial produtivo da cultura e, consequentemente, ao sucesso da produção agrícola.

No caso do Feijão, que é um dos principais alimentos do Brasil, com mais de dois milhões de hectares cultivados, a questão “sementes” tem ainda maior relevância. Mesmo com todo o apelo econômico e social dessa cultura, a taxa de utilização é extremamente baixa.

Neste caso, o uso de sementes de alta qualidade é fundamental para obter distribuição de sementes adequada, estabelecimento rápido e vigoroso da cultura e produção final de plantas almejadas, para proporcionar a expressão do máximo potencial genético da cultivar utilizada e altas produtividades de grãos.

“Se o produtor utilizar sementes de qualidade com certeza economizará em fungicidas. Isso seria uma redução de R$ 300,00/ha, no mínimo”, acrescentou Hill.

Esse é um ponto a ser considerado em uma cultura onde o investimento por hectare chega a R$4 mil. ​A​ plica​-se​ alta tecnologia em controle fitossanitário, controle de irrigação, fertilizantes de última geração, mas continuamente se utilizam grãos para semeadura.

 

“A expectativa é que o aprofundamento ​n​este tema consiga atingir o produtor de forma que ele reavalie sua posição em usar grãos, ou seja, que veja os benefícios das sementes”, informou Lüders.

Como uma solução inicial para o problema, Hill aponta a melhoria na qualidade dos sementeiros e o fato de o produtor entender que semente não se faz com o grão. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ibrafe

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário