Vazio sanitário do feijão começa essa semana em GO, MG e DF

Publicado em 18/09/2017 08:58 e atualizado em 18/09/2017 10:44

20anos

A partir desta quarta-feira os produtores rurais de feijão do Distrito Federal devem eliminar todas as plantas de feijão a partir desta quarta-feira (20). O objetivo do vazio sanitário da leguminosa é prevenir a incidência da mosca-branca, vetor do vírus causador do mosaico dourado. A doença causa enormes prejuízos como amarelecimento e deformação das folhas e dano aos grãos.

O vázio sanitário dura um mês e vai até dia 20 de outubro. Esse período é suficiente para a quebra do ciclo reprodutivo da mosca-branca (nome científico Bemisia tabaci), que tem pico populacional em época de altas temperaturas e baixa umidade. Assim, o vírus Bean gold mosaic virus (BGMV) não é transmitido e não se alimenta da planta.

Equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vão percorrer cerca de 3 mil hectares, em 40 propriedades com o cultivo de feijão, a partir do dia 20.

Se o produtor rural descumprir a medida, e for pego pela fiscalização, estará sujeito à multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil e eliminar todos os pés da planta. A punição está prevista na Lei nº 4.885, de 11 de julho de 2012.

Em Goiás, o período do vazio sanitário do feijoeiro foi divido em duas regiões distintas: na região 1 - entre os dias 5 de setembro a 5 de outubro, em oitenta municípios do sudoeste goiano; na região 2, entre os dias 20 de setembro a 20 de outubro, no noroeste goiano, atendendo 143 municípios; a data vale, também, para o Distrito Federal e Minas Gerais.

De acordo com a entomologista da Embrapa Arroz e Feijão, Eliane Quintela, o vazio sanitário do feijão foi estabelecido nestas regiões por causa das elevadas perdas na produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Bruna Fernandes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário