Feijão: Efeito manada de elefantes

Publicado em 18/05/2018 16:57
A semana foi longa para quem está no campo. Todas as notícias de quebra de safra não têm sido suficientes para alterar a tendência de queda iniciada na semana passada. Enquanto no Centro-Oeste e no Sudeste alguns produtores liquidam o estoque, no Paraná começam a armazenar. Será ainda a ressaca de 2016? Ou é a consequência do aumento desordenado do plantio de Feijão-carioca? 
E o Feijão-caupi que não teve surto de preços em 2016? Ontem não havia compradores acima de R$ 40 no Norte do Mato Grosso. A primeira reação dos produtores é esperar. É o que normalmente se faz, nestas circunstâncias, uma vez que está 30-40% abaixo do preço praticado para safra passada. Mas como armazenar mais uma superprodução desordenada? Com o mercado mundial estagnado para esta cultivar, estamos caminhando para tempos difíceis agora no Caupi. Gostar do caos de hoje é diferente das incertezas que acompanhavam o mercado de Feijão anos atrás e pode ser patológico. O efeito manada, de plantar sem informação, nos faz parecer um desengonçado elefante na banheira.
 
Faça sua inscrição para o Fórum do Feijão e confira as novidades: https://www.forumdofeijao.com.br/inscricao/
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IBRAFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário