Projeto de Lei 10.867/2018 que cria a Semana Nacional do Feijão e Arroz foi protocolado

Publicado em 18/10/2018 10:59

Representantes do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP) e da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ), respectivamente Egon Schaden Junior e Andressa Silva, secretários-executivos dos referidos órgãos, estiveram nesta quarta feira, 16, com o Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). No encontro, foi protocolado o Projeto de Lei nº 10.867/2018, que cria a Semana Nacional do Feijão e Arroz. O projeto tem como objetivo ajudar na promoção e aumento do consumo destes alimentos tão fundamentais para a saúde do brasileiro e para a garantia de renda dos produtores e demais elos da cadeia produtiva. Em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação Saudável. Esta iniciativa das entidades e do deputado vai ao encontro dos objetivos estratégicos de apoio às campanhas de divulgação dos benefícios do feijão e do “par perfeito” com arroz. A ideia é que no futuro essa semana seja celebrada anualmente, ajudando no consumo dos grãos. O Projeto agora vai tramitar nas Comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal até se tornar lei.

Tiago Stefanello Nogueira, presidente do CBFP, afirmou que o projeto de lei que cria a Semana Nacional do Feijão e Arroz “é uma pauta antiga da cadeia produtiva e de extrema importância para todos pois ajuda a fomentar o consumo de alimentos saudáveis ao mesmo tempo que estimula a produção dos grãos”.

A redução no consumo do arroz e feijão e o alto consumo de alimentos industrializados podem ser apontados como as principais causas do aumento da obesidade infantil. Com o intuito de orientar a prática e o resgate de uma alimentação barata e saudável é que o referido projeto foi proposto, e, caso seja aprovado, a Semana Nacional do Feijão e Arroz será integrada à Semana Mundial da Alimentação, contada a partir do dia 16 de outubro.

Andressa Silva, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ), comenta que a falta de informação de muitas pessoas sobre os nutrientes fornecidos por esses alimentos faz com que acreditem em “informações equivocadas” de profissionais “que afirmam que arroz e feijão engordam e banem esses produtos da dieta das pessoas que querem emagrecer.” Ela aponta que a “proposta do Projeto de Lei é manter a cultura e o hábito de consumo desses produtos e informar constantemente a população brasileira da importância deles para a manutenção da saúde”.

Presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses, Marcelo Lurdes disse que propor a criação dessa semana foi a primeira ação de muitas que o IBRAFE, CBFP e ABIARROZ poderão criar a fim de que a Semana Nacional do Feijão e Arroz, se instituída, seja estrategicamente pensada para que se tratem assuntos relevantes, sejam nutricionais ou mesmo de estratégia de marketing para o setor, e que considera isso fundamental, “não é só uma ação a mais sem um reflexo para a mercado”.

Com a instituição da Semana do Feijão e Arroz, serão promovidas ações de conscientização sobre a importância desses dois alimentos, voltadas principalmente para crianças, e se torna obrigatório incluir o arroz e o feijão nas refeições servidas nas escolas, com recursos advindos do Plano Nacional de Alimentação Escolar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Acebra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário