Emater Pará distribui sementes de feijão caupi para agricultores de Salinas

Publicado em 19/05/2020 11:12
A previsão é que a primeira colheita coincida com a pós-pandemia. Comercialização e consumo pelas próprias famílias ajudarão no enfrentamento do momento difícil

A partir desta quarta-feira (20), 40 famílias de agricultores de Salinópolis,  município do nordeste paraense famoso pelo turismo nas praias, receberão kits com sementes melhoradas de feijão caupi da variedade BRS Tracuateua e adubo, para plantio imediato. A ação é do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o qual comprou 400 quilos de sementes de outros agricultores, do município vizinho Bragança, com o apoio de uma rede de supermercados da região, interessada na aquisição imediata da produção em Salinas. 

Consideradas as circunstâncias climáticas, o período ideal de plantio se encerra este mês, com a primeira colheita prevista para cerca de seis toneladas e meia no total, entre 70 e 90 dias. O provável, assim, é que a colheita coincida com a pós-pandemia, quando a situação socioeconômica padecerá profundamente impactada: assim, os agricultores usufruirão da garantia de mais um alimento natural à mesa e sobretudo do incremento de renda, pela comercialização para os supermercados, com lucro estimado pela Emater em até 70%. 

Estão sendo beneficiadas oito comunidades: Arapepo, Bandeira Branca, Galdina, Joacaia, Km 60, Paulino, São Bento e Santo Antônio do Urindeua. Cada família receberá 10 quilos de semente e 25 quilos de adubo, para plantio em 0,45 hectare. A logística de entrega será individualizada, com todos os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus.

São famílias que, por tradição, já plantam feijão caupi, mas que, multiplicando o grão, e não a semente, sem a seleção e o cruzamento devidos, com o tempo amargaram uma perda considerável de qualidade genética da produção. Por meio de sementes diferenciadas e orientação científica, a Emater pretende recuperar índices como boa produtividade e melhores características do produto em si. Os agricultores também trabalham com plantio de mandioca e criação de pequenos animais (galinhas e porcos). Alguns são pescadores artesanais. 

A comunidade fornecedora das sementes, Nossa Senhora da Conceição, na rodovia PA-150, é atendida pelo escritório local da Emater em Bragança, que intermediou a transação, e participa de um programa de distribuição de sementes dos viveiros do Centro de Treinamento da Unidade Didática Agroecológica do Nordeste Paraense (UDB), espécie de laboratório e unidade de capacitação para extensionistas e parceiros institucionais. Quanto à mais de uma tonelada de adubo NPK,  foi adquirida em Nova Timboteua, pela oferta de menor preço.

“Podemos dizer que esta é uma ação interligada dos escritórios locais, no âmbito do escritório regional de Capanema, que beneficia ao mesmo tempo dois grupos de agricultores de ambos os municípios: os que receberão as sementes, para segurança alimentar e geração de renda, e os que venderam, que lucraram e tiveram seu trabalho prestigiado pelo Órgão do Governo do Estado que lhes atende de modo direto”, contextualiza o chefe do escritório local da Emater em Salinas, o engenheiro agrônomo Waldemiro Rosa Júnior, mestre em Ecologia.

Além disso, segundo ele, fortalecer a cadeia produtiva do feijão caupi no município “resulta no fortalecimento conseguinte da cultura alimentar, no resgate dos hábitos”, diz. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater PA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário