Ibrafe: Mercado está preocupado com o plantio de feijão da área irrigada desta safra
Conversando com um produtor que tem Feijão armazenado da safra irrigada do ano passado, ele comentou que seguirá aguardando uma melhora do mercado entre o final de março e o final de abril, pois seu produto, de cultivares como IAC 2051 e Dama, mantém excelente cor. No entanto, expressou profunda preocupação com o plantio futuro da área irrigada deste ano. Ele acredita que nunca se venderam tantos pivôs como nos últimos cinco anos. Essa preocupação é hoje comum entre os produtores do setor.
Há indicações de que pode estar se formando uma tempestade mais à frente, com uma grande terceira safra de Feijão-carioca. Sobre essa séria ameaça, que pode resultar em um excesso de oferta no mercado, os produtores refletem que, além do Feijão-carioca, não veem muitas alternativas viáveis para a área irrigada. Os levantamentos da Conab têm se mostrado menos confiáveis a cada ano.
Em uma reunião realizada com os pesquisadores do IAC, Dr. Sergio Carbonell e Dr. Alisson Chiorato, durante a feira Gulfood, em Dubai, e com o diretor comercial Roman Kutnowski, da Chippewa Valley Bean Company — um dos mais destacados produtores de Feijão-vermelho dos Estados Unidos e ex-diretor de marketing do GPC (Global Pulse Confederation) —, ele comentou, entre outros temas, que, como os produtores americanos utilizam 100% de novas sementes a cada safra, fica mais fácil saber qual é a área planejada para o plantio e a efetivamente cultivada. A partir disso, fazem as projeções que orientam o setor.
Diante das mudanças que vêm ocorrendo e do cenário que está se formando no Brasil, convidaremos os membros do Clube Premier para uma reunião online no dia 25 de fevereiro, às 16 horas, a fim de analisar como o grupo pode reagir a essa possibilidade e que direção tomar para atenuar os riscos.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados