Conseleite estuda alteração dos valores de referência do leite em MS

Publicado em 11/03/2013 18:41

O Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do MS (Conseleite/MS) vai alterar as escalas de ágios e deságios dos preços do leite entregue pelo produtor à indústria, de acordo com a qualidade do produto. Isso significa que o valor final pago ao produtor pode aumentar ou cair dependendo da qualidade e volume.

 Segundo o presidente da entidade, Pedro Guerbas Filho, a alteração beneficia o setor de ponta a ponta. Primeiro os consumidores, que terão acesso a um produto de melhor qualidade. Depois os produtores, que receberão uma espécie de prêmio se superarem a qualidade estabelecida em lei. E por último, também a indústria, que incentivará o produtor a oferecer matéria-prima de melhor qualidade, aumentando a rentabilidade.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (08), atendendo pedido de produtores e indústria, e será implementada após estudos criteriosos. “O Conselho de Produtores já apresentou uma nova tabela. Agora falta a indústria aprová-la ou solicitar modificações e o prazo máximo para que isto ocorra é o dia 12 de abril”, explica Guerbas Filho.

As informações do Conselho mostram que em fevereiro de 2013 o preço do leite padrão entregue pelo produtor atingiu média de R$ 0,6949/litro, considerando o volume de até 100 litros/dia. Para março, a projeção é que a cotação da matéria-prima chegue a média de R$ 0,6984/litro, ou seja, registrando alta de 0,5% frente fevereiro.

Os valores de referência adotados pelo Conseleite são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nestes valores não estão inclusos o Funrural de 2,3%, a ser descontado do produtor.

Na reunião desta última sexta-feira, ficou decidido que será feita uma Campanha para trazer indústrias do Estado para dentro do Conseleite. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae/MS)  trouxe um instrutor para tirar dúvidas dos produtores sobre o projeto Vaca Móvel.

Conseleite - É um Conselho formado pelo mesmo número de representantes dos produtores rurais e das indústrias. Trata-se de uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios. O objetivo é a busca pró-ativa de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo sul-mato-grossense, por meio de uma relação mútua de confiança que visa uma maior clareza no estabelecimento de preços de referência para a matéria-prima leite. A resolução do Conseleite com os valores de referência e outras informações do setor está disponível do site do Sistema Famasul (www.famasul.com.br).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário