Frango: Produção do PR alcança recorde histórico em julho

Publicado em 20/08/2013 19:17
Com crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, estado abateu 128,75 milhões de aves

As indústrias avícolas paranaenses abateram 128,75 milhões de cabeças de frango no mês de julho, o que representa um recorde histórico, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). O segundo maior volume mensal do estado foi registrado em maio de 2012, quando foram abatidas 127,05 milhões de cabeças.
 
Na comparação com o mês de junho, no qual o abate atingiu 116, 15 milhões de aves, o crescimento foi de 10,85%. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado, o aumento chega a 15,78%. Domingos Martins, presidente do Sindiavipar, explica que a grande quantidade de aves abatidas se deve principalmente à quantidade de dias úteis. “Dos 31 dias do mês de julho, 23 dias foram úteis e ainda temos indústrias que abatem no sábado. Com isso, conseguimos uma excelente média de 5 milhões de cabeças por dia”, comenta.
 
Segundo o dirigente, o mercado está preparado para absorver a produção já que a proteína tem um preço mais acessível se comparada a outros tipos de carne, além do poder aquisitivo do consumidor ter aumentado nos últimos anos. A previsão do Sindiavipar é que o estado continue produzindo altos volumes de aves. “O segundo semestre é tradicionalmente mais produtivo para o setor avícola por causa das festas de final de ano, aumento nas exportações e a quantidade de dias úteis e, por isso, produzimos mais”, acrescenta Martins.
 
Regiões
A maior produção foi registrada na região oeste do Paraná, que concentra oito indústrias avícolas, onde foram abatidas 42,52 milhões de cabeças, 33% do total do estado. Em segundo lugar ficou o sudoeste, com 21% do volume, o que representa o abate de 27,57 milhões de aves. Já no norte central paranaense, que reúne 11 empresas avícolas, a maior concentração do estado, o volume de produção foi de 26,27 milhões de aves, somando 20% da produção estadual.
 
Exportação
O Paraná também registrou aumento nas exportações. Em julho o volume embarcado foi de 747,16 mil toneladas frango, 10,74% a mais do que no mês de junho, quando as exportações chegaram a 674,64 mil toneladas do produto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi ainda maior, chegou a 14,64%. No mês de julho, o setor avícola paranaense faturou US$ 678,14 milhões, 7,27% a mais do que no mês anterior, quando as divisas alcançaram US$ 632,18 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sindiavipar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário