Custos de produção de suínos e frangos de corte em queda no início de 2014

Publicado em 07/04/2014 15:29

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão mostrando comportamentos semelhantes no início de 2014. 

De janeiro a fevereiro, o ICPFrango/Embrapa passou de 161,12 a 162,20 pontos, respectivamente. Mas, no ano, o índice acumula queda de 2,14%, uma vez que o valor de dezembro de 2013 foi de 165,68 pontos.
 
Já o ICPSuíno/Embrapa registrou 173,82 pontos em janeiro e 171,89 em fevereiro. No ano, o índice referente ao custo de produção de suínos acumula baixa de 2,28%, uma vez que em dezembro de 2013 o ICPSuíno foi de 175,88 pontos.
 
Considerando-se os últimos 12 meses, desde março de 2013, tanto o ICPFrango quanto o ICPSuíno acumulam altas de 3,57% e 5,50%, respectivamente. Em fevereiro, os custos com a alimentação dos animais foram responsáveis por 77,58% da composição do ICPSuíno e 72,46% da composição do ICPFrango.
 
A análise completa, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país, está no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias, clicando em "custos de produção" no menu principal.
 
Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Suínos e Aves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário