Em Minas, frango vivo enfrenta a primeira baixa de 2015

Publicado em 19/03/2015 08:32
Após, praticamente, 100 dias sem nenhum retrocesso (desde 10 de dezembro de 2014) e após manter-se exatas quatro semanas com a cotação estabilizada em R$2,60/kg, ontem (18) o frango vivo comercializado em Minas Gerais perdeu 10 centavos de seu preço e, na primeira baixa registrada em 2015, foi negociado por R$2,50/kg.
 
Embora inédito no corrente exercício, o movimento de baixa observado é típico de toda segunda quinzena de mês e, mais ainda, do primeiro trimestre do ano, período em que o consumidor, exaurido com IPTUs, IPVAs, material escolar e divididas natalinas ainda enfrenta desequilíbrios na capacidade aquisitiva.
 
Aqui – e pelo menos por ora – não se pode falar de encarecimento do produto, pois a valorização (?) obtida pelo frango vivo de Minas Gerais permanece bem aquém da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Ou seja: o valor alcançado ontem se encontra apenas 4% acima do registrado um ano atrás, na mesma data, enquanto na média do ano (primeiros 77 dias ou 11 semanas de 2015) o acréscimo obtido está em apenas 2%.
 
Como se vê não é uma situação confortante. Mas é melhor que a de São Paulo onde, a despeito de uma estabilidade que se mantém há 34 dias, a remuneração atual se encontra 4% da alcançada um ano atrás, na mesma data, enquanto a média destas primeiras 11 semanas de 2015 permanece perto de 3% aquém do que foi registrado em idêntico período de 2014.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário