Germes do frango evidenciam riscos do setor de aves da Índia

Publicado em 21/11/2016 06:36

Cientistas encontraram bactérias resistentes a medicamentos, mais fortes e com capacidade de infectar humanos escondidas em frangos na Índia, o que indica uma consequência "alarmante" do rápido crescimento da indústria avícola do país e do uso indevido de antibióticos.

Onze por cento da amostra de frangos em mercados de produtos frescos na cidade de Hyderabad, no sul do país, continham uma forma de bactéria resistente a diversos medicamentos normalmente encontrada em aves e conhecida por contagiar humanos, apontou um estudo.

Os supergermes foram detectados tanto em frangos de produção intensiva quanto em aves criadas em liberdade e conseguiram resistir aos antibióticos de rotina, disseram cientistas da Universidade de Hyderabad e do Instituto Robert Koch, em Berlim.

As descobertas sugerem que a carne contaminada pode estar espalhando superbactérias por toda a cadeia de alimentos e pelo meio ambiente, com o potencial de provocar infecções de difícil tratamento em seres humanos.

As fazendas que abastecem as maiores companhias avícolas da Índia utilizam rotineiramente antibióticos classificados pela Organização Mundial da Saúde como "criticamente importantes" para evitar doenças, apontou uma investigação realizada durante meses pela Bloomberg News na região de Hyderabad, neste ano.

"Nossas descobertas oferecem base científica para o que se sabe a respeito do uso de antibióticos no setor de animais para alimentação em meio à ausência de uma política adequada para os antibióticos no país", disse por e-mail Niyaz Ahmed, autor principal do estudo, publicado em 4 de novembro na revista científica Applied and Environmental Microbiology.

Leia a notícia na íntegra no site UOL.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UOL

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário