Baixa Saxônia, na Alemanha, uma das maiores produtoras de aves na Europa, registra casos de gripe aviária
Autoridades alemãs estão se preparando para abater cerca de 16 mil perus após a descoberta de um suposto caso de gripe aviária de baixo-risco (H5) na Baixa Saxônia, uma das maiores regiões produtoras de aves da Europa.
Na região, as fazendas possuem mais de 35 milhões de frangos, perus, patos e gansos.
Outros casos também já foram identificados em Israel e em uma série de países europeus. Alguns deles mantiveram as aves em cativeiro para evitar a propagação das doenças.
A gripe, na cepa H5N8, que é mais preocupante, também vem sendo encontrada em aves selvagens em grande parte da Alemanha nas últimas semanas, fazendo com que o governo reforce as regras sanitárias para as fazendas.
Também na Alemanha, assim como na Hungria e na Áustria, foram reportados casos em patos domésticos e em fazendas de perus onde toda a granja teve de ser abatida. Um caso ainda foi relatado nesta segunda-feira (21) na Dinamarca.
Mais casos de gripe aviária em situação severa, devem ocorrer na Europa nas próximas semanas, uma vez que os pássaros selvagens que podem estar transmitindo o vírus se encontram em migração.
A gripe aviária não pode ser transmitida pela comida, mas as restrições de mercado podem ter um maior impacto nos paises onde a doença está presente.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas