RS aprova redução do ICMS na comercialização de suínos vivos para outros estados

Publicado em 10/05/2017 08:15

O deputado estadual Elton Weber (PSB) comemorou a aprovação unânime da sua emenda que garante a retroatividade a janeiro de 2017 dos efeitos do Projeto de Lei nº 42 também aprovado na terça-feira (9) no Plenário da Assembleia Legislativa.
 
O projeto reduz de 12% para 6% o ICMS pago na saída de suínos vivos, decorrentes de vendas de produtor rural, destinadas aos estados das regiões Sul e Sudeste, exceto para o Espírito Santo. O percentual subiu em 1º de janeiro após o governo não prorrogar um decreto estadual que venceu em dezembro de 2016 e garantia a carga tributária inferior.
 
Neste período, foram pagos R$ 4 milhões a mais em imposto, dinheiro que fez falta no custeio das propriedades e achatou a renda dos suinocultores. Sem a emenda de Weber, esse valor seria perdido. A compensação deve ser feita em créditos tributários posteriormente. “Foi uma grande vitória, construída graças a sensibilidade do governo e ao empenho da Comissão de Agricultura da Assembleia, que trabalhou conosco para que esse resultado fosse alcançado.”
 
A aprovação do projeto e da emenda beneficiam 2,25 mil pessoas, num total de 420 Unidades de Produção Local (UPL). Presente à votação desta tarde, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, saiu bastante satisfeito com o resultado. “Com o retorno a condição anterior, o suinocultor retoma sua competitividade, sua renda e agora, com a emenda, poderá ser ressarcido, esse é um recurso que deixou de ser reinvestido na atividade, no custeio da propriedade."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ACCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário