Bolívia: com mercado de frangos saturado, país não pode exportar por conta da doença de Newcastle

Publicado em 23/05/2017 15:48

Os avicultores bolivianos estão sofrendo com problemas de enfermidade em seus frangos, que andam em paralelo com a crise do setor - esta que, por sua vez, seria resolvida com a exportação do produto.

A doença de Newcastle, conhecida como pseudo peste aviária, é a principal responsável pela enfermidade das aves no país. Agora, os produtores lutam para que esta doença seja erradicada.

Na Bolívia, existe uma superprodução de frangos que satura o mercado, o que fez com que os produtores baixassem o preço do produto. Entretanto, a persistente alta do custo de insumos, especialmente do milho e de outros grãos, faz com que essa conta não feche.

O consumo, por sua vez, também diminuiu, já que este não é proporcional ao aumento da população. Assim, o setor vem pedindo ao Governo para que sejam buscados mercados para a exportação, o que não seria possível com a doença.

O assessor geral da Associação de Avicultores de Cochabamba (ADA), Fernando Quiroga, disse que no último dia 4 de maio, o ministro de Desenvolvimento Rural e Terras, César Cocharico, apontou para a possibilidade de encurtar de cinco para três anos o programa para declarar a Bolívia livre da enfermidade.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
notiboliviarural.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário