IMA certifica 27 granjas fornecedoras de suínos para reprodução em Minas Gerais

Publicado em 21/06/2017 07:17

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)  certificou no primeiro semestre deste ano 27 Granjas de Reprodutores de Suídeos Certificadas (GRSC’s) no estado.  Essas granjas são consideradas o topo da cadeia produtiva em aspectos relacionados à qualidade genética dos animais e às medidas e ações de biosseguridade que garantem a sanidade do plantel dessas propriedades.

 As GRSC’s estão instaladas em 12 municípios mineiros e alojam cerca de 350 mil suínos, dos quais 83 mil são reprodutores, sendo os demais leitões ou destinados ao abate.  As granjas certificadas  são as únicas autorizadas pelo IMA para fornecerem  suínos destinados à reprodução para granjas em todo Brasil.  O plantel mineiro total de suínos é de 3,2 milhões de animais.

 A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Suídea do IMA, Júnia Mafra, relata que para  receber esta certificação as granjas são fiscalizadas pelos fiscais agropecuários do Instituto a cada semestre e precisam atender às  condições legais para certificação de acordo com o previsto na Instrução Normativa (IN 19/2002) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) .

 Amostragem - Durante o processo de vistoria nas granjas visando a certificação é feita  a coleta por amostragem e sob a supervisão dos fiscais do IMA de sangue dos suídeos para exames de peste suína clássica (PSC), doença de Aujeszky e  brucelose.

 Também  por amostragem  é feita a raspagem da  pele na orelha dos animais para exames de sarna e  teste para  avaliação de tuberculose.  Os fiscais também  fazem a coleta de água  em diversos pontos da granja para avaliação laboratorial da sua qualidade.

“Essa certificação era feita pelo Ministério da Agricultura que depois repassou o processo para o IMA. Mais que obter a chancela para continuar fornecendo suídeos destinados à reprodução para as demais granjas, a certificação  busca a garantia de produtos sadios e livres de doenças para os consumidores tanto de Minas como do Brasil” , relata a coordenadora do IMA.

Exportações - Júnia Mafra lembra que a sanidade de todo o plantel de suínos é importante também para o comércio exterior, tendo em vista que Minas Gerais vende carne suína para outros países, especialmente  Hong Kong , que absorveu 53,8% das exportações  nos cinco primeiros meses deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Minas. As vendas externas de carne suína de Minas  somaram US$ 16,5 milhões de janeiro a maio deste ano, mesmo montante de igual período do ano passado.

 As auditorias nas GRSC’s foram realizadas pelos médicos veterinários  das coordenadorias regionais do IMA de Bom Despacho, Patos de Minas, Passos, Uberlândia e Viçosa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IMA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário