Técnicos argentinos vão aos Estados Unidos para inspecionar produção de suínos e decidir se liberam importação
Na próxima segunda-feira (2), uma delegação de técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina viajará aos Estados Unidos para inspecionar o sistema de produção de suínos do país.
Essa visita decorre do acordo recente entre as autoridades dos Estados Unidos e da Argentina para a importação de carne suína ao país sul-americano.
"Vão visitar frigoríficos e granjas", disse uma fonte oficial ao jornal La Nación. A fonte também disse que a visita não significa que a importação será liberada de forma imediata. Em um comunicado, a Casa Branca havia dado como feito o acordo de entrada de carne suína dos Estados Unidos na Argentina após 25 anos, com um benefício de US$10 milhões calculado para os produtores.
Após o retorno, os técnicos argentinos farão um boletim e logo enviarão observações aos seus correspondentes no país norte-americano. os Estados Unidos possuem uma doença, denominada síndrome respiratória e reprodutiva suína (PRRS), da qual a Argentina está livre. As autoridades argentinas prometem seguir os critérios sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal na hora de habilitar a importação.
O assunto é polêmico e não só gerou críticas por parte dos produtores argentinos, como também os governos de Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos prometeram impor barreiras sanitárias próprias.
Tradução: Izadora Pimenta
2 comentários
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA
Breno Barbosa Villas Boas Palmas - TO
E O MERCOSUL??? ACABOU??? ESTAMOS DORMINDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO!!!
Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ
É melhor evitar essa "carne podre"... daqui a pouco, a "PPRS" estará grassando em toda a América Latina... muito cuidado mesmo !!! É "jogada" do Macri, para agradar aos patrões... trazer carne infectada para os argentinos... queima por lá mesmo !!!