Técnicos argentinos vão aos Estados Unidos para inspecionar produção de suínos e decidir se liberam importação

Publicado em 21/09/2017 09:18

Na próxima segunda-feira (2), uma delegação de técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina viajará aos Estados Unidos para inspecionar o sistema de produção de suínos do país.

Essa visita decorre do acordo recente entre as autoridades dos Estados Unidos e da Argentina para a importação de carne suína ao país sul-americano.

"Vão visitar frigoríficos e granjas", disse uma fonte oficial ao jornal La Nación. A fonte também disse que a visita não significa que a importação será liberada de forma imediata. Em um comunicado, a Casa Branca havia dado como feito o acordo de entrada de carne suína dos Estados Unidos na Argentina após 25 anos, com um benefício de US$10 milhões calculado para os produtores.

Após o retorno, os técnicos argentinos farão um boletim e logo enviarão observações aos seus correspondentes no país norte-americano. os Estados Unidos possuem uma doença, denominada síndrome respiratória e reprodutiva suína (PRRS), da qual a Argentina está livre. As autoridades argentinas prometem seguir os critérios sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal na hora de habilitar a importação.

O assunto é polêmico e não só gerou críticas por parte dos produtores argentinos, como também os governos de Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos prometeram impor barreiras sanitárias próprias.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Breno Barbosa Villas Boas Palmas - TO

    E O MERCOSUL??? ACABOU??? ESTAMOS DORMINDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO!!!

    0
  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    É melhor evitar essa "carne podre"... daqui a pouco, a "PPRS" estará grassando em toda a América Latina... muito cuidado mesmo !!! É "jogada" do Macri, para agradar aos patrões... trazer carne infectada para os argentinos... queima por lá mesmo !!!

    7