Polônia detecta PSA em um javali a cerca de 100 km da fronteira alemã

Publicado em 20/11/2019 08:38

O Serviço de Inspecção Veterinária da Polónia informou, a 14 de Novembro de 2019, do aparecimento do primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) em javalis no poviat de Wschowa, no voivodato de Lubuskie.

A obtenção de resultados positivos do estudo no voivodato de Lubuskie indica um caso isolado dessa doença em javalis, sem a possibilidade de um vínculo epidemiológico e geográfico com os casos previamente relatados de PSA no território da Polónia. O novo caso fica a mais de 300 km de distância das áreas onde a doença foi registada (ver mapa).

O foco está localizado a menos de 100 km da fronteira com a Alemanha.

Diretor Veterinário pede cautela na coleta de vegetação rasteira devido ao risco da PSA entrar nas fazendas

Devido a estação de coleta de frutos da floresta e o início do período de colheita intensiva de cogumelos, o Diretor Veterinário da Polônia pede a manutenção de princípios apropriados de biossegurança ao colher vegetação rasteira em áreas com ocorrência da peste suína africana. Isso se aplica à zona de proteção (zona amarela), área restrita (zona vermelha) e área de perigo (zona azul).

Pessoas que tenham contato com suínos não devem participar da colheita de frutas e cogumelos da floresta nas áreas acima mencionadas, devido à possibilidade de transmissão acidental e não intencional do vírus PSA ao plantel do país. Caso contrário, o período mínimo de vazio antes do contato com os suínos deve ser de 72 horas. Além disso, a nota lembra da necessidade de trocar completamente de roupa e calçado antes de realizar atividades relacionadas ao manuseio de suínos e utilizar meios destinados à higiene e desinfecção.  

"Se você encontrar o cadáver de um javali morto, não se aproxime ou toque neles, nem tire nenhuma parte deste animal do local onde os restos foram encontrados e notifique a inspeção veterinária local apropriada do poviat ou o cirurgião veterinário, ranger, caçador ou polícia local ou serviço de guarda sobre o fato. comunal." finalizou a nota do Departamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário