Costa Rica é o primeiro país da América Central a exportar carne suína para a China

Publicado em 14/02/2020 15:28

Com a lenda “Primeira exportação de carne suína para a República Popular da China”, nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, um contêiner com 24 mil quilos de carne suína de Puerto Caldera partirá para Puerto Shenzhen, Guandong, o que faz da Costa Rica o O primeiro país da América Central a exportar essa linha de produtos processados ??para o principal mercado mundial.

A carga que deixará o principal porto do Pacífico da Costa Rica e chegará à China em 35 dias representa o culminar de um árduo processo de negociação iniciado desde 2013.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo presidente da República, Carlos Alvarado, e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Renato Alvarado, nas instalações do Grupo Zamora, localizado em Barreal de Heredia, a primeira unidade de processamento de carne suína autorizada a Exportação pelas autoridades sanitárias chinesas.

O ministro do Comércio Exterior, Dyalá Jiménez, o diretor geral do Serviço Nacional de Saúde Animal (SENASA), Bernardo Jaén e o embaixador chinês na Costa Rica, Tang Heng, entre outros convidados, além de Mario Garro, também participaram da reunião. Presidente do Grupo Zamora e Rómulo Chaves, Presidente da Câmara de Produtores de Suínos.
O presidente descreveu esse primeiro embarque de carne suína para o país asiático como um marco ", permitindo a expansão para novos mercados e a geração de novas oportunidades para pequenos e médios produtores de suínos".
Ele acrescentou que essa abertura também contribuirá para divulgar a excelência dos produtos fabricados em nosso país, o que servirá para aumentar e consolidar as exportações de produtos pecuários para esse importante destino.

Em 2019, foram exportados cerca de 15 milhões de quilos de carne bovina para a China e espera-se exportar 3 milhões de carne suína este ano.
 
Por seu turno, o ministro do MAG, Renato Alvarado, lembrou que este é o resultado de um processo de negociação iniciado em 2013 com a assinatura do protocolo sobre requisitos sanitários e veterinários. Posteriormente, em 2016, as autoridades chinesas auditaram potenciais estabelecimentos exportadores. 

Durante a atividade, o presidente Carlos Alvarado colocou simbolicamente um selo de segurança no contêiner que dizia “Primeira exportação de carne de porco para a República Popular da China”. Além disso, o SENASA entregou à empresa um certificado de saúde.

Com essa exportação, que inclui costeletas, costelas, paletas, gordura, pele, pernas, tubos e orelhas, a Costa Rica se torna o primeiro país da América Central a introduzir carne de porco com carne na China e o quinto da América Latina com o México , Chile, Brasil e Argentina. 
 
Capital da Costa Rica

O Grupo Zamora - de capital da Costa Rica e com 24 anos de mercado - possui duas unidades: a American Swine, responsável pela produção, e a Carnes Zamora, que processa o produto final. Ambos os estabelecimentos passaram por um processo para serem autorizados, registrados e incluídos nas listas correspondentes do Serviço Nacional de Saúde Animal (SENASA).

Entre os requisitos sanitários estabelecidos no protocolo assinado entre a Costa Rica e a China, estão incluídas medidas de biossegurança, garantia de que a carne provém de animais saudáveis, nascidos e criados na Costa Rica e certificação de que a carne de porco congelada está livre de contaminantes ou patógenos.

Mario Garro, presidente do Grupo Zamora, declarou que “nosso país produz carne de porco de qualidade e é por isso que estamos entrando no maior comprador mundial desse produto; É uma grande oportunidade para a indústria suinícola continuar crescendo sem negligenciar nossos clientes locais e criar mais empregos”.

Ele acrescentou que Carnes Zamora começará com uma programação de um contêiner por semana e depois 10 por mês durante o primeiro ano.

Por fim, Rómulo Chaves, presidente da Câmara de Produtores de Suínos da Costa Rica, disse que "é uma oportunidade para o nosso setor no momento em que as importações começam a afetar negativamente os preços pagos aos produtores, e não ao consumidor final".

Nesse contexto, ele explicou que as importações do último trimestre do ano de 2019 reduziram mais de 12% do preço pago aos produtores, sem que isso resultasse em uma redução de preços para o consumidor.

“Esperamos que essas exportações sejam a válvula de escape que exigimos que os produtores continuem produzindo e gerando empregos para muitas famílias nas áreas rurais do país. Segundo dados oficiais, nosso setor gera mais de 2.000 empregos diretos e todas as nossas fazendas estão localizadas em áreas rurais ”, concluiu.

Atualmente, existem outras 9 fazendas de suínos em processo de autorização pelo SENASA, além de duas unidades de abate e uma unidade de desossagem que estão em fase de certificação para acessar esse mercado asiático.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário