Chega a 48 o número de funcionários com Covid-19 da unidade da JBS de Passo Fundo

Publicado em 28/04/2020 11:38
Planta foi interditada na sexta-feira (24) pela superintendência regional do trabalho e não há previsão de quando as atividades devam ser retomadas; até o momento da interdição eram 19 casos

LOGO nalogo

De acordo com informações do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul, aumentou para 48 o número de casos de funcionários contaminados da unidade de Passo Fundo (RS) da JBS. A planta processadora de aves foi interditada na sexta-feira (24) pela Superintendência Regional do Trabalho após fiscalização, e até a data do fechamento da unidade, eram 19 casos. 

Segundo informações da imprensa local, foram 27 diagnósticos por meio de teste e 21 por critérios epidemiológicos. Apesar das informações do MPT-RS, a assessoria de imprensa da JBS afirmou que não concorda com o número informado pelo Ministério, e que registra um total de 29 funcionários contaminados na unidade.

O MPT-RS informou, por meio da assessoria de imprensa, que agora compete à Superintendência Regional do Trabalho de Porto Alegre autorizar a reabertura da fábrica, mediante cumprimento de medidas impostas pelo órgão. 

De acordo com a assessoria de imprensa do MPT-RS, uma ação civil pública foi ajuizada contra a empresa, já que a JBS teria se recusado a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Esta ação ainda não foi julgada, e nem houve pedido de liminar, já que a própria fiscalização da Superintendência decidiu pela suspensão das atividades na planta. 

O QUE DIZ A JBS

"A empresa esclarece que os seus protocolos atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia) para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em todas as ações voltadas aos seus colaboradores na área de prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança aos protocolos implementados pela empresa e que incluem, entre outras ações:   

·         Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa;   

·         Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade;  

·         Afastamento das pessoas do grupo de risco;  

·         Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas;  

·         Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa;  

·         Adoção de medidas de distanciamento social;  

·         Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.  

A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário