Descarte de 100 mil aves da BRF de Lajeado (RS) ocorrerá nesta 3ª feira (19), em Cruzeiro do Sul (RS

Publicado em 18/05/2020 18:15 e atualizado em 19/05/2020 08:22
Aves teriam passado do peso adequado para abate e terão de ser abatidas em campo; liderança do setor lamenta o desperdício

LOGO nalogo

De acordo com uma fonte consultada pelo Notícias Agrícolas, 100 mil aves de integrados da unidade da BRF em Lajeado serão sacrificadas à campo nesta terça-feira (19) no município de Cruzeiro do Sul. A planta processadora de aves em Lajeado estava fechada por medida judicial devido a casos de contaminação por coronavírus entre funcionários, mas teve aval nesta segunda-feira (18) para reabrir com 50% do quadro funcional. A informação é de que estas aves que serão sacrificadas passaram do peso ideal de abate. 

Segundo o diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos santos, a informação de que as aves passaram do peso de abate procedem, e o fato ocorreu devido ao tempo de negociação entre a companhia e a Justiça para conseguir a reabertura da planta.

"Este abate deve ocorrer ainda esta semana, e é lamentável chegar a uma situação dessas. A situação econômica e social do Brasil como um todo, acentuada em alguns estados, qualquer desperdício em uma situação dessas é algo muito desagradável".

De acordo com Santos, o Rio Grande do Sul vem passando por dificuldades socioeconômicas, e ressalta todo o trabalho do avicultor para criar a ave, investindo em biosseguridade, manejo adequado, boa conversão alimentar. 

"Acho que essa situação merece soluções e uma responsabilidade compartilhada entre todos os agentes, porque ela não foi provocada pelos frigoríficos, pelos produtores, é algo que vem de fora, invisível e está prejudicando", afirmou. 

O QUE DIZ A EMPRESA

"Diante da retomada da operação em Lajeado e em decorrência de acordo homologado pela Justiça, a BRF decidiu que realizará ainda esta semana o abate de 100 mil aves que antes seria executado nas granjas e agora será feito na fábrica. As aves serão abatidas e passarão por todos os procedimentos de controle do Ministério da Agricultura, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF)".

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário