Alta em Minas Gerais marca início da recomposição de preço do frango vivo

Publicado em 20/05/2020 08:31

Ontem, 19, o frango vivo disponibilizado em Minas Gerais obteve na venda um acréscimo de 10 centavos, sendo comercializado por R$3,10/kg. O reajuste ocorreu exatos 10 dias depois da última alta, desta vez por razão diferente: os 10 centavos adicionais obtidos em 9 de maio foram reflexo do aumento de demanda visando ao consumo do Dia das Mães; o incremento desta terça-feira, 19, resulta de uma menor oferta e – tudo indica – marca o início da recomposição de preços no setor.

Aponta nessa direção o fato de o reajuste ter ocorrido na segunda quinzena, às vésperas do início do terceiro decêndio do mês, período em que, normalmente, a procura reflui e, em geral, os preços acompanham. Ou seja: independentemente dos níveis de consumo, a oferta agora se encontra melhor ajustada à demanda.

Com certeza não por coincidência, esta última alta – que, se supõe, será apenas a primeira de uma série de ajustes – acontece entre 9 e 10 semanas após o início das quarentenas contra a Covid-19, ou seja, no prazo justo para a incubação de um pinto (três semanas) e sua subsequente criação (cerca de cinco-seis semanas). Quer dizer: reduções ainda maiores estão por vir.

Já foi dito, mas não custa repetir: mais do que desejada, a recuperação de preços tornou-se imperiosa. Porque há várias semanas o setor vem operando onerosamente, ou seja, suportando custos superiores aos valores de venda. É algo que não pode perdurar.

Como informação final é oportuna a observação de que, no interior de São Paulo, a cotação do frango vivo permaneceu inalterada em R$3,00/kg, valor alcançado, também, no dia 9 de maio. Como, porém, o mercado permanece extremamente firme entre os produtores paulistas, ajustes podem ocorrer ainda nesta semana. Apesar do fim do mês estar mais próximo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário