Desempenho do frango (vivo e abatido) na 22ª semana de 2020, quarta do mês de maio

Publicado em 01/06/2020 08:35

O que – esperava-se – deveria acontecer no transcorrer do mês, ficou reservado para o final do período. Ou seja: nos três derradeiros dias de negócios da quarta semana de maio, também a última do mês, o frango vivo comercializado no interior paulista obteve três sucessivas altas de dez centavos cada e, dessa forma, encerrou o período em mercado firme, negociado por R$3,30/kg.

O surpreendente – e, aparentemente, inédito – é que o frango abatido, apesar de pequenos reajustes no final da semana, encerrou maio com, praticamente, o mesmo valor da ave viva, ou seja, com uma diferença a mais que não passa de meio por cento (base: frango abatido resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo).

O fraquíssimo desempenho do frango abatido - não apenas na semana que passou mas em todo o mês de maio - apenas escancara os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o consumo final do produto. Ou seja: embora a oferta possa estar retrocedendo, continua a não haver consumo suficiente, situação agravada na segunda quinzena do mês pela antecipação de feriados.

Já a valorização da ave viva é reflexo da redução que vem ocorrendo no setor independente em decorrência do prejuízo que os produtores vêm enfrentando, há meses, devido à elevação dos custos com matérias-primas. A pandemia apenas agravou essa situação. Por sinal, as altas ocorridas no final do mês deveriam estar distribuídas ao longo de maio, mas a antecipação de feriados impediu que isso ocorresse.

De toda forma, a concentração dos ajustes nos últimos dias de negócios de maio é clara demonstração de que o mercado começa a ser retomado. Enfim, junho promete. Tanto para o frango vivo como para o abatido.

Notar, mesmo assim, que a redução de produção – propalada por todo o setor – parece ter ficado restrita aos produtores independentes. Estes estarão sujeitos aos abatedouros que se abastecem no mercado de aves vivas. Já o frango abatido permanece na dependência direta dos humores do consumidor final.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário