Covid-19: Justiça do Trabalho suspende decisão de paralisação temporária de frigoríficos da Coopavel (PR)

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) decidiu na tarde de quinta-feira (30) pela suspensão da decisão que obrigaria a Coopavel, em Cascavel (PR) a interromper temporariamente as atividades no frigorífico de aves e de suínos devido a contaminações por coronavírus entre funcionários. A decisão que perdeu a validade previa a interrupção dos trabalhos a partir deste sábado, 1º de agosto, para que todos os colaboradores das duas plantas passassem por triagem e exames para detecção da Covid-19.
Conforme o novo entendimento do TRT-PR, assinado pelo desembargador Aramis de Souza Silveira, apesar de a medida de paralisação ter sido descartada, continua valendo a obrigação de que a Cooperativa submeta os funcionários a exames.
Segundo o documento, o posicionamento da Coopavel à justiça aponta a existência de fatos novos que descaracterizam a situação de surto epidemiológico alegada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR).
A declaração da Cooperativa à Justiça é de que ela "conta com somente quatro trabalhadores afastados em suas plantas industriais de frigorífico, sendo três trabalhadores no frigorífico de aves e apenas um trabalhador no frigorífico de suínos, isso num universo de 3.497 trabalhadores o que prova a eficácia do plano de contingência”.
De acordo com a assessoria de imprensa da Coopavel, a cooperativa não vai se posicionar sobre o assunto, e segue trabalhando normalmente.
0 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa