Beta-glucanos dão suporte à resposta vacinal na avicultura

Publicado em 21/08/2020 08:37

Quando se fala em alta performance, a vacinação das aves é um importante componente para prevenção de doenças e de perdas no desempenho produtivo. Nesse ponto, os beta-glucanos são amplamente reconhecidos como uma ferramenta para o aumento da resposta adaptativa após a vacinação.

É o que explica Matheus Calvo de Paula, médico-veterinário e gerente Nacional de Avicultura da Yes. Ele afirma que vários estudos destacam os benefícios dos beta-glucanos. “Em frangos de corte, por exemplo, os beta-glucanos aumentaram os títulos de anticorpos entre 60 e 80% após a vacinação contra a doença de Newcastle e contra o vírus da Bronquite Infecciosa”, afirmou.

Segundo ele, o uso dos beta-glucanos garante o aumento da proteção contra Salmonella, assim como a resposta dos pintainhos frente aos desafios de Escherichia coli. “Em testes foram observados melhor peso corporal e conversão alimentar das aves, que consumiram beta-glucanos por sete dias, comparado com o tratamento sem os beta-glucanos”, detalhou o médico-veterinário.

A Yes conta em seu portfólio com o GlucanGold, um ingrediente natural, com 60% de beta-glucanos, obtido através de um processo biotecnológico de purificação da parede celular de leveduras Saccharomyces cerevisiae. Seu uso em dietas de aves proporciona o equilíbrio do sistema imunológico, contribuindo para uma proteção mais eficaz e duradoura aos desafios sanitários e ambientais a que são submetidos. Isso impacta positivamente na eficiência produtiva e na rentabilidade da atividade.

Acompanhe na sequência uma entrevista exclusiva com Matheus Calvo de Paula, médico-veterinário e gerente Nacional de Avicultura da Yes, sobre o tema.


O Sr. afirma que ‘vários estudos apontam os benefícios dos beta-glucanos. Em frangos de corte, por exemplo, os beta-glucanos aumentaram os títulos de anticorpos entre 60 e 80% após a vacinação contra a doença de Newcastle e contra o vírus de Bronquite Infecciosa’. Como se dá esse processo?
Esta foi uma citação do artigo "Benefits of Application of Yeast β-Glucans in Poultry", de autoria do Dr. ir. Mariët van der Werf - Global Platform Director - Feed Health. Isto se dá devido a melhora da resposta vacinal proporcionada pelos Beta-Glucanos, na qual os Beta-Glucanos proporcionam o aumento da resposta do sistema imunológico adaptativo após a vacinação.
Por ser os Beta-Glucanos um polissacarídeo insolúvel, quando caem no intestino são capturados através das células M presentes na Placa de Peyer e também pelas células dendríticas sendo reconhecido por estas células como um antígeno. Com isto, estimulam o recrutamento das células de defesa (macrófagos), que liberam mais interleucinas e citocinas responsáveis pele produção de linfócitos B (IgA e IgG) – anticorpos.

Qual é o nível de utilização no campo dos beta-glucanos?
Cada vez mais as empresas estão buscando aditivos alternativos aos antibióticos e que proporcionem uma melhor resposta frente aos desafios de campo. Neste caso, os Beta-Glucanos proporcionam uma ação não diretamente no agente causador da doença, mas sim na melhora da saúde das aves, melhorando seu sistema imune através da imunomodulação, deixando esta ave mais resistente e imunocompetente frente aos desafios virais e bacterianos. Podem ser usados na produção de frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes pesadas.

Qual o avanço no mercado sobre essa prática?
A Yes por ser uma empresa de biotecnologia, busca o desenvolvimento de tecnologias e produtos que possibilitem aos produtores e agroindústrias produtos seguros e livres de antibióticos - uma exigência não só dos clientes diretos, mas sim do consumidor final.
Os Beta-Glucanos são oriundos da parede celular de Levedura (Saccharomyces cerevisiae), onde os avanças nos processos de produção e purificação dos Beta-Glucanos possibilitam termos no mercado produtos com 60% de Beta-Glucanos purificados, proporcionando uma imunomodulação tanto a nível de mucosa intestinal quanto sistémico.
Muitos produtores fazem uso dos Beta-Glucanos na produção avícola, focando a busca de aves mais imunocompetentes, fortalecimento das defesas naturais, redução da mortalidade, resposta pós-vacinal superior e melhora do equilíbrio da microbiota intestinal, além de diminuição da colonização de microrganismos patogênicos.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário