Mais de 11 mil suínos protegidos contra a peste suína clássica na região de Madre de Dios, no Peru
O Ministério da Agricultura e Irrigação informou que as ações de prevenção do SENASA continuam em vigor em âmbito nacional e até o momento 11.756 animais foram vacinados para prevenir a peste suína clássica na região de Madre de Dios, no Peru.
Cumprindo todas as medidas de biossegurança, os especialistas do SENASA em coordenação com os pequenos suinocultores e as autoridades locais, imunizam os suínos, protegendo-os contra esta doença de grande importância econômica.
No final deste ano, está prevista a vacinação de 17.853 suínos e a continuidade da execução de estratégias sanitárias que permitam a proteção da suinocultura em diversos setores vulneráveis.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a Peste Suína, seja em granjas técnicas, criação de quintal ou criação familiar.
Essa estratégia é complementada por meio de palestras de treinamento, a fim de identificar em tempo hábil os sintomas da doença. Até o momento, 100 produtores foram capacitados.
PSC
A peste suína clássica (PSC) ou cólera suína é uma doença endêmica no Peru, é uma doença de rápida disseminação e contágio, alta morbidade, mortalidade e notificação obrigatória.
Ataca porcos não vacinados de todas as idades, estima-se que pode gerar até 80% das mortes na população de uma fazenda. Não é uma doença transmissível às pessoas, porém, causa prejuízos econômicos aos pequenos produtores.
O constante trabalho de prevenção do SENASA tem permitido que Madre de Dios não registre surtos desde 2016, resultados favoráveis ??para a suinocultura que ocorre nesta região.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro