Dia da Avicultura: ações da Secretaria de Agricultura de SP contribuem com o setor e ajudam na garantia da qualidade

Publicado em 28/08/2020 14:58

Em 28 de agosto, é comemorado o Dia da Avicultura. Dada sua relevância para o agro paulista, o setor recebe grande atenção no Estado através de atividades de pesquisa, extensão rural, defesa agropecuária e prestação de serviços realizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o Brasil atingiu, em 2019, o recorde de produção de 49 bilhões de ovos, com o consumo médio de 230 unidades por pessoa. No mesmo ano, a produção de carne de frango chegou a 13,245 milhões de toneladas, com um consumo médio de 42,84 quilos por habitante. Em 2020, a estimativa é que a produção de carne de frango poderá alcançar em torno de 13,7 milhões de toneladas.

Confira algumas das ações da Secretaria para este setor:

Sanidade avícola

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria, mantém em Descalvado o Centro Avançado em Pesquisa Avícola - CEAV. O Centro atua na pesquisa científica voltada à sanidade avícola, tanto para plantéis de corte quanto direcionados à produção de ovos, e também no diagnóstico de doenças das aves. Além disso, o CEAV atende a empresas dos setores de alimentação animal e de produtos de origem animal, com atuação em controle microbiológico.

Possuindo acreditação internacional pela norma NBR ISO 17025, o laboratório foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e obteve a ampliação de seu escopo de análises em 2020, integrando novos ensaios de biologia molecular pela técnica de PCR em tempo real - ferramenta essencial para a detecção e monitoramento de enfermidades como Doença de Newcastle e Influenza Aviária, entre outras. Com o credenciamento atual, o CEAV passou a atender aos programas de certificação e controle de granjas de reprodutoras comerciais, controle e monitoramento nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte e nos estabelecimentos de abate de frangos, galinhas, perus de corte e reprodução, compartimentação, exportação e importação de material genético avícola.

Vinculado ao Centro, o Laboratório Especializado em Sanidade Avícola (LSA), localizado na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos - região considerada o maior polo avícola do país -, tem o objetivo principal de dar suporte aos avicultores da região, através de assistência técnico-científica e sanitária, da realização de exames bromatológicos e do monitoramento epidemiológico. Nas duas unidades são realizadas, por ano, cerca de 200 mil análises, abrangendo mais de 100 municípios paulistas.

Pesquisa zootécnica em Avicultura

Trabalhando em consonância com a cadeia produtiva de aves e ovos, a equipe de Avicultura do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) atende demandas internas e externas de pesquisa e serviços laboratoriais, por meio do Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto (LAAVIZ), localizado em Nova Odessa. O Laboratório atua na análise da qualidade de ovos comerciais (férteis e inférteis), sistemas de produção de aves poedeiras e de corte, indicadores de saúde intestinal, avaliação de métodos substitutivos ao uso de antimicrobianos como promotores produtivos, ambiência e indicadores de bem-estar animal. "Atendemos a diversos públicos (empresas, pesquisadores, professores, produtores, jornalistas e outros grupos de interesse) nos temas que envolvem bem-estar animal, avicultura (galinhas poedeiras, frangos de corte e codornas) e nutrição animal", diz José Evandro de Moraes, pesquisador do IZ.

Moraes elenca os três pilares de atuação da equipe em atividades de pesquisa e serviços:

- Qualidade de ovos e saudabilidade

De acordo com o pesquisador do IZ, tem havido mudanças de hábitos alimentares e preferências do consumidor por produtos com uso de tecnologias que respeitam o meio ambiente, o bem-estar animal e a saúde humana. "Isso está relacionado ao conceito de saudabilidade, que hoje - e nos próximos anos - norteia nossas atividades de pesquisa dentro do setor de avicultura", ressalta Moraes.

"Depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo para o ser humano, como indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", complementa. Nesse sentido, o especialista informa que as avaliações desenvolvidas no IZ preconizam a possibilidade de que o produtor possa estar respaldado, com exames laboratoriais e práticas de manejo que confiram um produto saudável, com valoração digna e atendimento aos anseios do consumidor.

- Fontes alternativas de nutrientes e qualidade de casca

Conforme explica Moraes, a casca dos ovos é extremamente importante como barreira contra contaminantes e durante o transporte. Por isso, devido à escassez de alguns nutrientes e a possibilidade de se usar ingredientes alternativos na alimentação e nutrição de aves, a equipe do IZ também desenvolve avaliações que objetivam a manutenção da qualidade de casca. "Alguns ingredientes alternativos podem promover melhorias e caráter sustentável à produção, mesmo em ambientes com maior desafio, como nos sistemas livres de gaiolas, que parte do mercado consumidor atualmente exige durante a escolha pelo produto ovo", assegura o especialista.

- Sistemas de produção de aves

Nesse âmbito, o pesquisador do IZ conta que são realizadas avaliações de diferentes sistemas de produção de aves: convencional em gaiolas e baterias e livres de gaiolas (cage free, free range etc), para aves de postura e de corte. "A sociedade busca respostas sobre qual ou quais as melhores formas de manutenção e produção de aves poedeiras, de corte e codornas", finaliza Moraes.


Tecnologia de produtos cárneos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), através do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), tem expertise em pesquisa e desenvolvimento sobre alterações no processo produtivo e de abate de aves que impactam na qualidade sensorial e microbiológica da carne, visando contribuir com a disponibilização de produtos cárneos avícolas cada vez melhores ao consumidor.


Apoio ao produtor rural

Dentre as várias ações de extensão rural promovidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os extensionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) auxiliam os produtores na implantação de sistemas de produção. Em Laranjal Paulista, a médica veterinária responsável pela Casa da Agricultura local, Cheila Rúbia Leite Massiere Duarte, tem auxiliado na implantação de sistemas de produção de ovos caipira e orgânicos, trabalho iniciado após um diagnóstico e estudo sobre a área animal da região. Leia o relato da extensionista e das produtoras aqui.

Defesa Agropecuária

O Programa de Sanidade Avícola, conduzido no Estado de São Paulo pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, tem por objetivo controlar as Salmoneloses e Micoplasmoses Aviárias nos plantéis de reprodutoras, impedindo a difusão dos agentes infecciosos pela via de transmissão vertical, diminuindo o impacto na saúde animal e na saúde dos consumidores de produtos de origem avícola. Em relação às enfermidades de Notificação Obrigatória da OMSA (OIE), o Estado de São Paulo é considerado área livre para a Doença de Newcastle e, a Influenza Aviária como sendo doença exótica em nossos plantéis.

Para intensificar as ações de defesa sanitária animal, a Secretaria de Agricultura mantém convênio com a Associação Paulista de Avicultura (APA), para integrar as atividades de vigilância sanitária entre o setor público e privado e apoiar as ações de monitoramento das doenças da avicultura no Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário