Desempenho do ovo em agosto e nos dois primeiros quadrimestres de 2020

Publicado em 01/09/2020 08:32

Mesmo tendo obtido ligeira valorização nos dois últimos dias de negócios do mês, o ovo fechou agosto de 2020 – quando foram alcançados exatos dois terços dos 366 dias deste ano bissexto – com valor real inferior aos registrados no mesmo 31 de agosto de 2016, 2017 e 2019.

Não só isso, porém. Pois os preços médios obtidos em agosto retrocederam pelo quarto mês consecutivo e embora apresentando queda de apenas 2,39% sobre o mês anterior, recuaram ao segundo menor valor de 2020, ficando acima, somente, dos baixos preços alcançados no mês de janeiro.

Pior, porém, é constatar que a média atual, contraposta ao que foi registrado em agosto de 2019, apresenta variação positiva de não mais que meio por cento. E o ruim, neste caso, não é ter ficado aquém da inflação acumulada nos últimos 12 meses e, sim, tremendamente abaixo dos custos de produção, encarecidos sobretudo por milho e farelo de soja, cujos preços, em agosto último, registraram evolução anual superior a 50%.

Aguarda-se, como já foi anunciado, que se estabeleça a isenção (mesmo temporária) do imposto de importação dessas duas matérias-primas. Porque a situação do produtor se tornou insustentável.

Comparando, um ano atrás, com o valor alcançado na venda (granja) de 50 caixas de ovos do tipo extra branco (volume correspondente a um poder de compra muito próximo ao da tonelada de frango vivo), o produtor adquiria 5,2 toneladas de milho ou 2,7 toneladas de farelo de soja. Pois neste agosto sua capacidade de aquisição recuou mais de um terço. E para adquirir as mesmas quantidades de matérias-primas de um ano atrás, o produtor precisou de um volume de ovos mais de 50% maior.

Não é por menos, pois, que o setor declara estar sendo forçado a reduzir a produção. Porque embora o preço médio destes oito primeiros meses de 2020 esteja mais de 25% acima do registrado no mesmo período de 2019, os custos evoluíram muitíssimo além. Aliás, o que propiciou esse ganho foi o desempenho nos primeiros momentos da quarentena pelo Covid-19. Ou seja: se houve algum ganho neste ano, ele ficou restrito, praticamente, ao primeiro quadrimestre de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário