Frango inspecionado: produção do 1º semestre não aumentou, mas também não diminuiu
Na análise relativa à produção inspecionada de carne de frango ontem divulgada, o IBGE observou que no segundo trimestre de 2020 houve redução anual de 1% no número de cabeças abatidas, índice de queda que sobe para 6,8% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.
O retrocesso, porém, foi ainda maior se considerada a carne produzida a partir desses abates. A redução anual sobe para 3,61% e chega a quase 8% na comparação com o trimestre anterior, resultados que levam à conclusão de que os frangos processados no período foram abatidos com um peso menor.
Esta última constatação, porém, não está limitada ao trimestre, estende-se pelos 12 meses encerrados em junho de 2020, alcançando o maior índice (redução de 3,72%) exatamente nesse mês.
Como resultado, ainda que o número de cabeças abatidas no primeiro semestre de 2020 tenha aumentado 2,16%, o volume de carne permaneceu praticamente estável (aumento de apenas 0,16%), concluindo-se daí que o peso médio dos frangos produzidos recuou perto de 2% no período.
0 comentário
APINCO aponta queda de 15,3% na produção de pintos de corte em novembro/25
FACTA fortalece integração na cadeia de proteína animal e encerra 2025 com mais de dois mil participantes em eventos técnicos
Média diária exportada de carne de frango avança 16,4% até a segunda semana de dezembro/25, mas recua no preço pago
Carne suína: Faturamento diário salta mais de 51% até a segunda semana de dezembro/25
México abre investigações comerciais sobre algumas importações de carne suína dos EUA
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana