Cresce temores que a China impeça as importações de carne suína alemã devido à peste suína africana

Publicado em 11/09/2020 08:59

O nervosismo está crescendo sobre se o maior consumidor de carne suína, a China, suspenderá as importações da carne do maior produtor da Europa devido a preocupações com a doença que mata porcos.

A Alemanha, que conta com a China para quase dois terços de suas exportações de carne suína, confirmou um caso de peste suína africana na quinta-feira. Isso já fez com que a Coréia do Sul e o Japão suspendessem as compras e Taiwan passasse a inspecionar as bagagens dos passageiros do país europeu.

mercado carne suína alemanha

A proibição de importação chinesa de fornecedores alemães ou áreas específicas onde a doença foi encontrada é inevitável, disse Ma Chuang, vice-secretário-geral da Associação Chinesa de Ciência Animal e Medicina Veterinária.

O caso alemão foi detectado no cadáver de um javali perto da fronteira polonesa. Uma proibição da China representaria mais um golpe para o país europeu, que vem lutando com o impacto econômico da pandemia, e ocorre poucos dias depois de o país asiático anunciar que retomará as importações de carne suína de algumas fábricas de carne alemãs que foram anteriormente afetadas pelo coronavírus .

A China, maior produtora de suínos do mundo, também luta contra a peste suína em suas próprias fazendas desde o primeiro relato de um surto em 2018. Isso levou o país a uma escassez de oferta depois que a doença reduziu os rebanhos pela metade, elevando os preços da carne suína no país e as importações de carnes registraram altas.

A Alemanha foi o terceiro maior fornecedor de carne suína da China no primeiro semestre deste ano, depois dos Estados Unidos e da Espanha. Uma redução na oferta alemã pode beneficiar produtores, incluindo os EUA e o Brasil, cujas exportações para a China estão crescendo, disse Lin Guofa, analista sênior do Bric Agriculture Group.

O surto alemão levará a China a reduzir suas importações do país, como foi o caso do abastecimento belga em um caso semelhante em 2018, disse Ma. No entanto, terá um impacto limitado sobre o plantel do país asiático, já que compra principalmente da França e da Dinamarca, disse ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário