Ovos de incubação: distribuição da produção brasileira por Unidade Federativa

Publicado em 17/09/2020 09:02

Enquanto lidera – isoladamente, com quase um terço do total – a produção brasileira de ovos de consumo, na produção de ovos de incubação São Paulo cai para o segundo lugar, com cerca de 15% do total. Porque neste caso a liderança - também isolada, com praticamente um quarto da produção nacional – fica com o Paraná.

A posição paranaense se justifica: como maior produtor brasileiro de carne de frango (em 2019, 32% da produção inspecionada, conforme o IBGE) e maior produtor, também, de pintos de corte (31% do total nacional, pelos levantamentos da APINCO), o Paraná também responde, naturalmente, pela maior produção de ovos férteis do País. Mas, pelo volume apontado (24,92% do total), ainda complementa suas necessidades (de ovos e/ou de pintos de um dia) com produto de outras Unidades Federativas.

Notar que em suas pesquisas o IBGE levanta apenas a produção de estabelecimentos com 10 mil ou mais galinhas poedeiras (neste caso, reprodutoras), o que significa que os valores apontados não correspondem, necessariamente, à produção total.

De toda forma os dados divulgados correspondem muito de perto à distribuição da produção nacional de ovos para incubação, observando-se que oito Unidades Federativas detêm mais de 92% do volume total. Não por coincidência, essas mesmas UFs, todas do Centro-Sul do Brasil, responderam no ano passado por quase 92% da produção de carne de frango inspecionada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário