Importações de frango da Arábia Saudita devem recuar perto de 10% em 2020, prevê USDA

Publicado em 18/09/2020 08:39

Em novas avaliações (agora abrangendo uma primeira projeção para 2021) sobre as tendências da carne de frango na Arábia Saudita, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que a produção saudita deve chegar neste ano às 930 mil toneladas, volume que, se confirmado, representará aumento de mais de 16% sobre 2019.

Em função dessa expansão, as importações de carne de frango da Arábia Saudita devem recuar perto de 10%, índice que combinado a uma redução de quase 30% nas exportações do produto deve propiciar incremento da ordem de 6% na oferta interna do produto.

A primeira projeção para 2021 sugere aumento mais moderado (+2,15%) na produção, o que, por sua vez, irá redundar em um aumento das importações. E, neste caso, o previsto é algo em torno das 625 mil toneladas, quase 14% a mais que o importado no corrente exercício.

Notar que quase três quartos dessas importações estão representadas por produto brasileiro. Se as projeções do USDA se confirmarem e a participação do Brasil se mantiver no mesmo nível, o volume de carne de frango brasileira destinada à Arábia Saudita pode chegar às 450-460 mil toneladas.

Como as exportações de 2020 tendem a ficar em 420-430 mil toneladas (dificilmente a queda de 10% registrada entre janeiro e agosto será revertida), isso representará aumento anual de cerca de 7%. Mesmo assim, o volume exportado continuará inferior ao de alguns anos anteriores e corresponderá, por exemplo, a pouco mais da metade do registrado cinco anos atrás (789,3 mil toneladas em 2015).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário