Cazaquistão diz que surto de gripe aviária veio da Rússia, mas sem risco para humanos

O surto de gripe aviária registrado no norte do Cazaquistão foi causado pela mesma cepa do vírus H5N8 registrada na Rússia, que não apresenta perigo imediato para os humanos, disseram autoridades cazaques na segunda-feira (21).
O Cazaquistão relatou vários surtos de gripe aviária altamente patogênica em quintais e vilas perto da fronteira com a Rússia, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na semana passada.
A vice-ministra da Agricultura, Gulmira Isayeva, disse em uma coletiva na segunda-feira que o vírus, que provavelmente foi trazido para o país da Ásia Central por aves selvagens do outro lado da fronteira, foi confirmado como sendo a cepa H5N8.
Ela disse que, no entanto, o Cazaquistão colocou em quarentena as áreas afetadas em várias províncias e vai realizar a vacinação em massa de aves e compensar os agricultores que relataram dezenas de milhares de mortes de aves domésticas.
0 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa