Farelo de soja: poder de compra do frango vivo retrocede ao menor nível em 5 anos
Ainda que nos últimos dois meses tenha obtido boa recuperação de preço, o frango vivo permanece - em relação ao farelo de soja – com o menor poder de compra do terceiro trimestre do ano. Mas a situação já esteve bem pior: no bimestre abril/maio o poder de compra do frango caiu a um volume que não era observado desde o mesmo bimestre de 2018.
Independente disso, a realidade é que, transcorridos praticamente três quartos do ano, o poder de compra do frango vivo em 2020, no tocante especificamente ao farelo de soja se encontra no mais baixo nível dos últimos cinco anos.
Nesse quinquênio, o melhor resultado para o produtor do frango foi registrado no ano passado, ocasião em que uma tonelada de frango vivo permitiu adquirir, na média anual, perto de 2,7 toneladas de farelo de soja.
Em 2020 a capacidade de compra é cerca de 25% menor, pois, na média dos nove primeiros meses do ano, a tonelada de frango vivo possibilitou adquirir pouco mais de 2 toneladas de farelo de soja.
Aos valores atuais (cerca de R$2.100/tonelada, quase 75% a mais que a média registrada em setembro de 2019), o avicultor precisa dispor de um volume de frangos 40% maior para adquirir a mesma quantidade de farelo de soja de um ano atrás.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA