Alemanha confirma mais um caso de peste suína africana em javali, casos chegam a 35

Mais um caso de peste suína africana (ASF) foi confirmado em um javali no estado alemão de Brandenburg no fim de semana, disse o ministério da agricultura da Alemanha.
A nova descoberta eleva o total de casos confirmados para 35 desde a primeira em 10 de setembro. Todos estavam em animais selvagens sem porcos de fazenda afetados, disse o ministério em seu site.
Todos foram encontrados na área de Brandenburg. O instituto científico alemão Friedrich-Loeffler confirmou que o último animal tinha FAS, disse o ministério.
A China e uma série de outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã este mês, após a confirmação do primeiro caso, fazendo com que os preços da carne suína chinesa subissem.
A doença não é perigosa para os humanos, mas é fatal para os porcos. Um grande surto na China, o maior produtor mundial de carne suína, fez com que centenas de milhões de porcos fossem sacrificados.
O governo alemão está considerando ajudar os produtores depois que os preços da carne suína caíram, disse a ministra da Agricultura, Julia Kloeckner, na sexta-feira.
1 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
Sobre a presença dos javalis em territorio brasileiro, quando é que as AUTORIDADES sanitárias do Mapa irão começar a agir? Pelo jeito, se o caos não se instalar, ninguém tira a bunda da cadeira.... E os SUINOCULTORES estão anestesiados? Minha opinião é que: o unico preparado para dar um jeito nos javalis é o proprietário rural, o Estado tem que fornecer a ele arma e munição e dar-lhe carta branca para agir.