A corrida precipitada da China para ampliar granjas de suínos desperta temores de quebra

Publicado em 16/10/2020 14:24

Investir em fazendas de suínos chinesas pode nunca ter sido tão lucrativo, e isso gerou temores de que o boom possa logo se transformar em uma quebra.

Os preços recordes da carne suína significam que os criadores estão potencialmente desfrutando dos maiores retornos de todos os tempos, e isso atraiu muitos tipos diferentes de investidores para o setor, desde uma fabricante de cimento a fundos estaduais e bancos, além da expansão contínua das empresas tradicionais de criação dos animais.

Esses criadores, como Wens Foodstuffs Group , Muyuan Foodstuff Co. e New Hope Liuhe Co., estão envolvidos em planos ambiciosos para construir fazendas em grande escala para regenerar a indústria depois que ela foi devastada pela peste suína africana (PSA). A ideia é que as grandes fazendas substituam gradualmente os muitos pequenos proprietários e instalem as melhores medidas de saneamento e segurança para conter qualquer ameaça futura.

Em milhares de anos de história chinesa, os suinocultores possivelmente nunca ganharam tanto dinheiro, disse Song Weiping, vice-presidente da Beijing Dabeinong Technology, em uma conferência sobre suínos em Chongqing esta semana. Os lucros encorajaram os investidores a embarcar em uma campanha agressiva de expansão, que pode eventualmente produzir outro ciclo de super boom e queda, disse Song.

Lucro Boom

Graças à alta nos preços da carne suína, nos primeiros nove meses, a Wens Foodstuffs estima que a receita líquida cresceu até 38% no ano, enquanto a Muyuan Foodstuff vê o lucro potencialmente crescendo em mais de 1.400%. A New Hope Liuhe estima um crescimento da receita de até 63%, enquanto uma empresa menor, a Jiangxi Zhengbang Technology , espera que a receita líquida cresça mais de 100 vezes. As ações das empresas criadoras caíram pelo terceiro dia na sexta-feira, junto com o mercado mais amplo.

Muyuan, que tem o programa mais ambicioso, disse que planeja emitir até 10 bilhões de yuans em títulos para financiar mais de 20 novas fazendas de suínos e instalações de abate depois de se juntar a fundos estatais de alívio à pobreza e fundos fiduciários em um acordo para construir fazendas de suínos.

Fazendas de andares altos

Um produtor de cimento na província central de Hubei no mês passado começou a construir dois prédios de 17 andares com a meta de criar 600.000 suínos por ano, de acordo com o governo local. Em uma mudança separada, Yu Ping, presidente da Tianzow Breeding, disse que está construindo fazendas de suínos de altos andares na província de Heilongjiang e na cidade de Lanzhou, um novo modelo de granja para economizar o uso da terra.

As 20 maiores empresas de suínos do país têm planos para uma capacidade combinada de alimentar 400 milhões de suínos, ou mais da metade dos 700 milhões de suínos abatidos em um ano normal, disse Ji Chongxing, vice-presidente da New Hope Liuhe, na conferência. O governo pode limitar o crescimento de suínos em seu próximo plano de cinco anos, mudando os incentivos atuais para encorajar a reprodução, disse ele.

O ministério da agricultura disse que os rebanhos suínos já se recuperaram para 80% do nível normal e que o país aumentará suas reservas de carne suína congelada para garantir o fornecimento de proteína. A recuperação dos rebanhos e a liberação frequente dos estoques de carne suína do estado também ajudaram a resfriar os preços da carne de primeira necessidade, um dos principais impulsionadores da inflação dos alimentos, de acordo com o National Bureau of Statistics.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário