EUA e Vietnã assinam acordo de US$ 500 milhões para formar consórcio de carne suína

Publicado em 28/10/2020 10:48

LOGO REUTERS

A Aliança Comercial do Vietnã, um agrupamento de compradores e produtores, assinou um pacto na quarta-feira para comprar até US $ 500 milhões em carne suína americana ao longo de três anos, disse a embaixada dos Estados Unidos em Hanói na quarta-feira (28).

Um memorando de entendimento denominado “Consórcio de Porco EUA-Vietnã” foi assinado com a Smithfield Foods e outros produtores de carne suína dos EUA paralelamente a um Fórum de Negócios Indo-Pacífico virtual na quarta-feira.

A carne suína é responsável por três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país de 96 milhões de habitantes onde a maioria dos porcos criados em fazendas é consumida no mercado interno.

O país do sudeste asiático está reconstruindo seu rebanho de suínos depois que um surto de peste suína africana, detectado pela primeira vez em fevereiro do ano passado, o forçou a sacrificar milhões de porcos, ou 20% do rebanho. Em maio, anunciou que compraria 20.000 suínos reprodutores da Tailândia.

A Vietnam Trade Alliance comprará carne suína resfriada e congelada dos Estados Unidos para posterior processamento e distribuição no mercado do Vietnã, disse o comunicado.

As importações de carne suína do Vietnã dos Estados Unidos aumentaram para US $ 35 milhões nos primeiros oito meses deste ano, de US $ 4 milhões em 2015, disse a empresa.

“Esta atividade de exportação também ajudará a aumentar as exportações agrícolas gerais dos Estados Unidos para o Vietnã, ajudará a resolver o desequilíbrio comercial entre Estados Unidos e Vietnã e apoiará diretamente os agricultores e pecuaristas e empresas de processamento dos Estados Unidos”, disse o comunicado.

O Vietnã tem procurado importar mais produtos dos EUA, incluindo gás natural liquefeito, carvão e petróleo bruto, para ajudar a reduzir a diferença comercial após as ameaças do presidente Donald Trump no ano passado de impor tarifas sobre seus produtos.

Seu superávit comercial com os EUA aumentou para US $ 44,3 bilhões nos primeiros nove meses deste ano, ante US $ 33,96 bilhões no mesmo período de 2019, segundo dados alfandegários do governo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário