Ovos: preço recebido pelo produtor apresenta baixa participação sobre o varejo no quadrimestre encerrado em setembro
Após alguns meses sem disponibilizar o acompanhamento de preços da cesta básica, o Procon atualizou os dados colhidos no mercado até setembro. E o acompanhamento mostra que a participação dos preços ao produtor em relação ao varejo apresentou índices baixos no quadrimestre junho a setembro.
Considerando apenas o mês de setembro, o comparativo de preços entre o ovo comercializado na granja e no varejo indica que ao produtor a perda mensal atingiu 2,2% e no varejo foi ínfima, inferior a 0,2%. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, os avicultores obtiveram evolução de 3,6%, enquanto o varejo alcançou 10,1%. Com isso, o índice de participação do preço na granja sobre o varejo se confirmou abaixo de 33%, atingindo o segundo pior índice do ano.
Em outubro houve boa evolução mensal e anual em relação ao preço médio recebido na granja. Resta saber qual foi o preço médio praticado a nível de consumidor. A princípio, é possível que o produtor obtenha leve recuperação na participação em relação ao varejo. Entretanto, será preciso esperar um pouco mais para obter essa confirmação. Infelizmente, o Procon também deixou de levantar - ou disponibilizar - os preços semanais dos produtos. E isso poderia contribuir com a presente análise.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA