Ovos: preço recebido pelo produtor apresenta baixa participação sobre o varejo no quadrimestre encerrado em setembro

Publicado em 10/11/2020 09:50

Após alguns meses sem disponibilizar o acompanhamento de preços da cesta básica, o Procon atualizou os dados colhidos no mercado até setembro. E o acompanhamento mostra que a participação dos preços ao produtor em relação ao varejo apresentou índices baixos no quadrimestre junho a setembro.

Considerando apenas o mês de setembro, o comparativo de preços entre o ovo comercializado na granja e no varejo indica que ao produtor a perda mensal atingiu 2,2% e no varejo foi ínfima, inferior a 0,2%. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, os avicultores obtiveram evolução de 3,6%, enquanto o varejo alcançou 10,1%. Com isso, o índice de participação do preço na granja sobre o varejo se confirmou abaixo de 33%, atingindo o segundo pior índice do ano.

Em outubro houve boa evolução mensal e anual em relação ao preço médio recebido na granja. Resta saber qual foi o preço médio praticado a nível de consumidor. A princípio, é possível que o produtor obtenha leve recuperação na participação em relação ao varejo. Entretanto, será preciso esperar um pouco mais para obter essa confirmação. Infelizmente, o Procon também deixou de levantar - ou disponibilizar - os preços semanais dos produtos. E isso poderia contribuir com a presente análise.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário