Pintos de corte: tendências de produção no trimestre final de 2020

Publicado em 11/11/2020 09:27

Nos primeiros 19 anos deste século (ou seja, entre 2001 e 2019) a produção brasileira de pintos de corte distribuiu-se ao longo do ano segundo os percentuais apontados no gráfico abaixo. Assim, na média do período, completaram os primeiros nove meses do ano respondendo por 74,27% do total anual, ficando a maior parcela trimestral – 25,73% - para o trimestral final do exercício (linha azul no gráfico)

Claro, isso não pode ainda ser aplicado à produção de 2020. Mas considerando que a produção deste ano, salvo justificáveis exceções, vem sendo muito similar à apontada pela curva histórica e supondo-se, por decorrência, que o volume produzido entre janeiro e setembro tenha correspondido àqueles 74,27% do total, tem-se, para o último trimestre do exercício a produção apontada pela linha pontilhada em vermelho. Ou seja: em outubro perto de 600 milhões de pintos de corte, em novembro, pouco mais de 550 milhões; e em dezembro, 590 milhões..

É um exercício apenas e, por isso, os resultados finais podem não condizer com os projetados. Notar, de toda forma, que até aqui a produção efetiva vem acompanhando muito de perto as médias dos últimos 19 anos e, portanto, é muito difícil que se fuja a esse comportamento no corrente trimestre.

Notar, a propósito, que a “fuga” mais significativa da curva média ocorreu em maio – não por culpa do setor produtivo, mas por imposição da semi-paralisação do mercado ocasionada pelo isolamento social. A recuperação, no entanto, foi rápida, tendo como elemento impulsionador a maior competitividade da carne de frango frente às carnes concorrentes.

Aceitas as presentes projeções, o volume anual de pintos de corte girará em torno dos 6,760 bilhões de cabeças, volume que tende a ser superado. Porque, como observou recente projeção do AviSite (vide “Pintos de corte: produção 4,5% maior nos nove primeiros meses de 2020”), esse volume é praticamente o mesmo registrado no terceiro trimestre. E, como mostra a experiência, o volume do último trimestre corresponde, em geral, ao recorde do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário