Frango inspecionado: cabeças abatidas até setembro aumentam 2%, mas volume permanece estável
Divulgados ontem (12), os dados preliminares do IBGE relativos ao abate inspecionado de frangos aponta que entre julho e setembro foram abatidas no País perto de 1,5 bilhão de cabeças de frango, volume cerca de 1,8% superior ao de idêntico trimestre de 2019.
Tal aumento, porém, não redundou em um incremento proporcional no volume de carne de frango. Pois a carne decorrente desses abates – pouco mais de 3,450 milhões de toneladas – representou aumento anual de apenas 0,31%.
Deduz-se, a partir desses resultados, que o peso médio registrado no período, embora quase 1% superior ao do trimestre anterior, sofreu recuo próximo de 1,5% em relação ao mesmo trimestre de 2019.
Considerados os dados anteriores do IBGE, nos primeiros nove meses de 2020 foram abatidas em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal pouco mais de 4,4 bilhões de cabeças de frango que, por sua vez, geraram perto de 10,150 milhões de toneladas de carne, praticamente o mesmo volume registrado entre janeiro e setembro do ano passado (acréscimo de apenas 0,21%).
O volume adicional, neste caso, é de somente 21,2 mil toneladas. Que também podem ser atribuídas ao fato de 2020, ano bissexto, ter um dia a mais que o anterior.
0 comentário
Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022
Suinocultura independente mantém estabilidade em MG e SC e segue atenta ao comportamento da demanda na próxima semana
Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira
Suínos/Cepea: Festas de fim de ano elevam demanda e preços
APINCO aponta queda de 15,3% na produção de pintos de corte em novembro/25