Composto de bactérias potencializa o efeito dos antibióticos

Publicado em 02/12/2020 08:11

Técnicos do Serviço de Pesquisas Agrícolas (ARS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) afirmam que continuam obtendo sucesso em seus testes com um composto capaz de aumentar a potência dos antibióticos beta-lactâmicos, reduzindo significativamente as dosagens normalmente preconizadas e, ao mesmo tempo, ajudando a evitar o desenvolvimento de resistência nos organismos que deve matar.

De acordo com Neil Price, Químico de um dos centros de pesquisa do ARS, os beta-lactâmicos são uma classe de antibióticos amplamente utilizada na saúde humana, medicina veterinária e agricultura. Muitos são baseados em penicilina e cefalosporina. No entanto, alguns germes desenvolvem resistência aos medicamentos, ameaçando sua eficácia no combate a infecções e prevenção de doenças.

Na busca por aumentar a eficiência dessa classe de antibióticos, as pesquisas de Price e equipe se concentraram em um composto chamado tunicamicina que, na natureza, é secretado por alguns tipos de bactérias em um ato de guerra química que busca impedir que organismos concorrentes alcancem recursos selecionados.

Infelizmente, porém, a tunicamicina também bloqueia a atividade de uma proteína-chave nas células humanas e animais. Para superar esse problema, a equipe reconfigurou o composto com um par de átomos de hidrogênio, atenuando seus danos às células humanas e animais, mas não aos germes que deve combater.

Na primeira rodada de testes de laboratório, a mistura da tunicamicina modificada com oxacilina e outras drogas à base de penicilina os tornou 32 a 64 vezes mais potentes. Desde então, a equipe expandiu a lista de antibióticos beta-lactâmicos que são sinergizados por uma das duas tunicamicinas modificadas: TunR1 e TunR2.

Clique aqui para conhecer mais detalhadamente os resultados dos pesquisadores do ARS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário