Chegada da influenza aviária à Espanha preocupa pesquisadores

Publicado em 03/12/2020 09:49

Nas últimas semanas, vários casos da cepa H5N8 do vírus da influenza aviária foram detectados em aves de diferentes países europeus. Na Espanha, o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação notificou o primeiro caso no ano de uma ave positiva para a cepa H5N8: um falcão peregrino encontrado com graves sinais neurológicos na Reserva Natural de Marismas de Santoña e Noja (Cantábria). A equipe de investigação do vírus aviário liderada pela Dra. Natàlia Majó, do Centro de Investigação e Saúde Animal (CReSA), do Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), realizou vários estudos para avaliar a susceptibilidade de três aves recorrentes a este vírus. Cepa de influenza aviária H5N8, considerada altamente patogênica, graças à unidade de biossegurança High Biocontainment Level 3 da CReSA.

Um dos estudos, publicado na Avian Pathology, revela que os gansos são muito propensos a serem infectados com o vírus, especificamente mais com a cepa H5N8 do que com a cepa H7N1 clássica, que data de 1999. "Os gansos excretam o vírus através do através dos seus excrementos ou por via oral, e desempenham um papel importante na vigilância epidemiológica desta doença porque, muitas vezes, estão na interface de contacto entre aves selvagens e aves domésticas”, explica Albert Perlas, investigador pré-doutorado do IRTA-CReSA e coautor dos estudos.

Em outra pesquisa publicada na Veterinary Research, os pesquisadores observaram que as raças de galinhas Castellana Negra, Euskal Oiloa e Ampurdanesa podem ser infectadas com H5N8 e H7N1 mas são mais resistentes e não afetam tantos indivíduos. Por outro lado, raças catalãs como Prat, Ametller ou Penedesenca são bastante suscetíveis à infecção com a cepa H5N8. Quanto às granjas intensivas, os frangos são bastante suscetíveis às duas linhagens.

Os pesquisadores também avaliaram a suscetibilidade do vírus do pombo urbano e local à infecção por essas duas cepas. Em um estudo publicado na Avian Pathology, conclui-se que eles não são muito suscetíveis tanto ao vírus H5N8 quanto ao H7N1. Tampouco são portadores ou dispersores assintomáticos, pois excretam o vírus em pequenas quantidades.

É necessário reforçar medidas de biossegurança nas granjas

Em julho passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) fez um alerta global quando casos de influenza aviária foram detectados no sul da Rússia e no Cazaquistão. Desde agosto, a migração de aves para áreas mais quentes tem causado o aparecimento de casos na Holanda, Suécia, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Irlanda, França, Croácia, Polônia, Itália, Áustria e, mais recentemente, na Espanha. A maioria desses casos ocorreu em aves selvagens, mas de 20 de outubro a 26 de novembro ocorreram 31 surtos em granjas de diferentes países, que forçaram o abate de muitas aves.

A cepa H5N8 já causou um grande surto em 2016 e 2017, afetando vários países europeus. Portanto, “é fundamental fortalecer e melhorar as medidas de biossegurança nas propriedades, grandes e pequenas ou de autoconsumo. Embora todas as raças não sejam igualmente suscetíveis, todas poderiam atuar como transmissores do vírus para outras aves, já que normalmente esses animais estão fora ”, conclui Albert Perlas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário