Duas pandemias e Brexit deixam o setor suíno do Reino Unido em perigo

Publicado em 19/02/2021 13:45

LOGO REUTERS

Para criadores de suínos britânicos como Simon Watchorn, o início de 2021 trouxe novos problemas depois de uma pandemia de 2020.

Os produtores de carne suína britânicos viram seus lucros serem corroídos pela COVID-19 e um surto da mortal peste suína africana (PSA) na Alemanha, e agora também estão tendo que lidar com a burocracia do Brexit que martelou as exportações e prejudicou a demanda de compradores importantes, como o alemão fabricantes de salsichas.

Os preços dos suínos, especialmente para porcas, estão despencando enquanto os custos da ração disparam.

“Temos feed caro, PSA, COVID, e agora estamos lutando para enviar coisas para o exterior. As pessoas caíram no vermelho. Se a situação não mudar, eles fecharão as portas ”, disse Watchorn, que mora em Norfolk, leste da Inglaterra.

Os porcos que permaneceram em sua fazenda ficaram acima do peso e alguns perderam até a metade do valor desde que a COVID-19 interrompeu o processamento de carne no ano passado.

Este ano, Watchorn disse que as exportações da Grã-Bretanha para a União Europeia foram tão prejudicadas após a saída do país do mercado único da UE e da união aduaneira em 31 de dezembro que ele não discute mais o preço ao enviar porcas mais velhas, conhecidas como 'porcas de descarte', para abate.

“Dissemos que resolveríamos o preço mais tarde, era apenas sobre (o matadouro) levá-los”, disse Watchorn.

Cerca de 90% das porcas de descarte da Grã-Bretanha vão para a Alemanha para serem processadas em linguiças, hambúrgueres, salame e outras carnes curadas.

Dados do governo mostram que 862.000 porcos do Reino Unido foram abatidos em janeiro, uma queda de 10% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto as porcas e javalis tiveram uma queda mais acentuada de 29%, para 14.000.

Com as exportações de carne da Grã-Bretanha na UE atualmente em apenas 50% dos níveis normais, os preços no mercado de porcas altamente dependente da exportação caíram quase dois terços desde o verão passado, cobrindo apenas o custo de enviar porcas para abate.

SUPRIMENTOS EM EXCESSO

Enquanto isso, a PSA tem varrido o mundo, dizimando o rebanho de suínos na China, o maior produtor mundial de carne suína, e chegou à Alemanha em setembro do ano passado.

A China e outros países asiáticos baniram as importações de suínos alemães em resposta, deixando a Europa com excesso de oferta e preços em queda.

Em uma pesquisa com 69 membros da National Pig Association (NPA) realizada no mês passado, mais de 80% disseram que estão, ou esperam estar, em uma posição deficitária neste trimestre.

Os preços do trigo para ração animal na Grã-Bretanha aumentaram 80%, com relação ao ano anterior, mostram dados do Conselho de Desenvolvimento de Agricultura e Horticultura (AHDB), enquanto os preços dos suínos no Reino Unido estão em baixas de 1-1 / 2 anos, já que os produtores lutam para competir com as importações baratas de carne de porco da UE.

Os preços dos suínos na UE estão em níveis baixos em quatro anos e seus produtos suínos baratos estão fluindo para a Grã-Bretanha ininterruptamente porque as autoridades britânicas estão realizando verificações alfandegárias nos produtos da UE ao longo de seis meses, em vez de impô-los imediatamente a partir de 1º de janeiro.

Um frigorífico alemão disse à Reuters que as exportações alemãs de carne suína para o Reino Unido estão fluindo sem problemas e até aumentando, já que as autoridades alfandegárias britânicas estão "dispensando as importações sem problemas".

Alguns caminhões estão retornando ao continente vazios para levar a próxima carga da UE para a Grã-Bretanha sem demora.

“É especialmente irritante que as importações estejam fluindo livremente. Não nos importamos com a igualdade de condições, mas isso não é justo ou justo ”, disse Richard Lister, um criador de porcos de Yorkshire, norte da Inglaterra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário