Mesmo retrocedendo, preço dos grãos continuam pressionando o mercado de ovos

Publicado em 23/06/2021 08:30

As últimas baixas dos grãos podem deixar a impressão de que a avicultura de postura comercial pode estar se aproximando de um alinhamento entre custo e comercialização.

Leia Mais:

+ Mesmo com controle na produção, enfraquecimento na ponta vendedora pressiona mercado de ovos


Isso porque em relação ao preço de abertura de junho o preço médio atual da saca de milho no interior paulista apresenta retrocesso de 10,8%, enquanto o Farelo de Soja atinge redução de 5,6%. Por outro lado, na postura comercial, o produtor de ovos brancos comercializa seu produto obtendo evolução próxima de 11% na mesma base de comparação.

Entretanto, embora por esse quadro aparente que o produtor de ovos tem alcançado melhores condições, uma análise mais profunda indica que as cotações vigentes ainda estão distantes de trazer maior equilíbrio ao setor de postura comercial que continua trabalhando com grandes prejuízos.

A simples constatação é possível comparando os preços atuais com os do mesmo período do ano passado: enquanto produtor de ovos alcançou evolução de quase 50% na comercialização do seu produto, o produtor de milho, item de maior pressão no custo da ração, obteve 81% de valorização anual, enquanto o Farelo evoluiu quase 35%.

No acumulado em junho, o preço médio recebido nos ovos alcançou evolução de 33,4% sobre o mesmo período de 2020, enquanto o milho e farelo de soja evoluíram, respectivamente, 97,2% e quase 40%. Porém, no acumulado do ano é que reside o grande diferencial negativo que atinge o mercado de ovos: enquanto os avicultores conquistaram evolução próxima de apenas 18% na comercialização do seu produto, os grãos subiram mais de 70%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário