Competividade: na média do 1º semestre, 1 kg de carne bovina adquiriu 3,8 kg de carne de frango

Publicado em 19/07/2021 08:01 e atualizado em 19/07/2021 09:33

Na semana passada, falando acerca das dificuldades enfrentadas pela avicultura de corte frente ao contínuo aumento dos custos e observando que, mesmo assim, a carne de frango continua competitiva em relação à carne bovina, o médico veterinário Érico Pozzer, Presidente da APA, ressaltou que “com um quilo de carne bovina se compra três quilos de carne de frango”.

Mais, Sr. Presidente, mais. E quem demonstra isso é o PROCON-SP, ao apresentar a evolução de preços da cesta básica do consumidor da cidade de São Paulo: seus levantamentos apontam que, na média do primeiro semestre de 2021, no varejo paulistano, o valor de um quilograma de carne bovina possibilitou adquirir 3,805 kg de carne de frango. Ou, se considerado apenas o poder de compra de junho passado, 3,903 kg.

O aumento do poder de compra do frango não é caso recente, mas histórico. Porém, passou a sofrer forte aceleração no ano passado quando, pela primeira vez na história recente dos dois setores, o valor de um quilograma de carne bovina correspondeu a, aproximadamente, 3,4kg de carne de frango. Mas não se imaginava que poderia atingir os índices atuais, cerca de 34% superiores aos de dois anos atrás (2,832kg em 2019, ou seja, quase dois quilos a menos que em 2021).

Em tempo: em todas estas comparações, a carne de referência é a de segunda. Se a base for a carne de primeira, o poder de compra do frango em junho passado (frente a 1 kg de carne bovina) foi de quase cinco quilogramas ou, mais exatamente, 4,733 kg.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário