Peste Suína Africana: República Dominicana trabalha em plano de contingenciamento da doença
A Comissão Oficial para o Controle e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana supervisionou na República Dominicana o plano de contingência para o controle de fontes de contágio em fazendas e incubadoras de quintal, e anunciou que esta segunda-feira (9) um técnico espanhol enviado pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o intuito de colaborar na eliminação do surto.
O ministro da Agricultura do país, Limber Cruz, que chefia a comissão, informou que este técnico está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para ajudar a combater a doença suína, que atualmente atinge fazendas de quintal e algumas fazendas em cidades da República Dominicana.
Na próxima terça-feira, por meio do Banco Agrícola, em Sánchez Ramírez, no município de Cotuí, começará a entrega da compensação financeira, de acordo com o preço de mercado atual, aos produtores cujos suínos foram abatidos, para que não sejam economicamente afetados.
A comissão informou que em Moca foi identificada apenas uma fonte de contágio, por isso as autoridades continuam a reforçar o plano de contingência para suprimir o vírus da demarcação.
Acrescentou que aqui ficará lotada uma grande equipa para o levantamento, controlo e erradicação, bem como a utilização de máquinas pesadas, motobombas, equipamentos de biossegurança e substâncias para desinfecção de veículos e área a intervir.
Para a execução do plano de combate à peste suína, o Governo dominicano conta com o apoio técnico e financeiro da Organização Regional Internacional para a Saúde Agropecuária (OIRSA), da FAO e da USAID dos Estados Unidos.
Além do Ministro da Agricultura, a conferência de imprensa realizada no Governo Provincial de Espaillat contou com a presença do General Juan Manuel Méndez, diretor do Centro de Operações de Emergência (COE); General Rafael Alegría, em representação do Ministro da Defesa; o Diretor de Sanidade Animal, Rafael Núñez e a governadora Juana Rosario, entre outras autoridades.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?