Caso de Peste Suína Africana na República Dominicana acende 'luz amarela' ao Brasil, aponta pesquisador
Podcast
Entrevista com Luizinho Caron - Pesquisador da Embrapa Aves e Suínos sobre a Peste Suína Africana nas Américas
![]()
A confirmação da detecção de um caso de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana nesta quinta-feira (29) fez soar o alerta para o setor produtivo no Brasil. Segundo o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, o caso foi confirmado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mas não há detalhes de como a doença possa ter chegado à América.
"Como a República Dominicana fica em uma ilha e faz fronteira terrestre com o Haiti, é possível que o Haiti também esteja contaminado com o vírus. Então, além dos protocolos que já são adotados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as pessoas que viajam para áreas onde a doença existe não podem trazer produtos que contenham carne suína, muito menos ir conhecer áreas produtivas destes países", afirmou.
De acordo com o pesquisador, em 2017 a Embrapa Suínos e Aves realizou um estudo, tomando por base a produção de suínos dos Estados Unidos, para saber qual seria o impacto de um surto da doença no Brasil.
"Em 2017, o prejuízo estimado para o Brasil no primeiro ano de um surto hipotético de PSA era de U$S 5,5 bilhões. Esse valor hoje em dia é muito maior, já que a produção de suínos no Brasil cresceu, as exportações aumentaram, e o investimento em uma suinocultura de ponta, com boa genética e tecnologia também foi ampliado", explicou.
Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nesta sexta-feira (30) que "os rígidos procedimentos de biosseguridade adotados pelo setor produtivo foram atualizados e divulgados aos associados pela diretoria técnica, com foco especial na movimentação de pessoas intrassetorial".
A ABPA também pontuou que "em caráter emergencial, a entidade também convocou o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA) – formado por técnicos e especialistas das organizações associadas – para a discussão de novas ações no âmbito privado, em suporte ao trabalho de defesa agropecuária desempenhado pelo Ministério da Agricultura".
No Brasil, já houve casos da doença, sendo que o primeiro foi detectado no Rio de Janeiro em 1978. Entretanto, segundo dados do MAPA, a PSA foi erradicada no país desde o final de 1984.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?